Um homem morreu e pelo menos 35 pessoas ficaram feridas após uma série de ondas fortes que atingiram a costa da Argentina na segunda-feira (12/1). Os incidentes ocorreram nas cidades de Mar del Plata, Mar Chiquita e Santa Clara del Mar, segundo autoridades locais. (Veja o vídeo no final da reportagem)
Imagens registradas por moradores mostram o oceano agitado e o aumento repentino do nível da água em Mar del Plata, evidenciando a força das ondas que pegaram banhistas desprevenidos.
Vítima fatal
A vítima foi identificada como Yair Manno, 29 anos, de acordo com o jornal argentino La Nación. Testemunhas afirmam que o jovem não sabia nadar e foi arrastado por uma correnteza intensa. O caso está sob investigação do promotor Ramiro Anchou, da Justiça de Mar del Plata, que aponta indícios de afogamento como causa da morte.
Autoridades e Defesa Civil
O diretor da Defesa Civil de Buenos Aires, Fabián García, explicou que o episódio foi causado por “uma onda com aumento repentino de altura”, alertando sobre os riscos do mar em dias de instabilidade.
As autoridades locais reforçaram a necessidade de atenção redobrada dos banhistas e recomendam evitar o contato com o mar quando houver sinais de ondas repentinas ou correntes perigosas.
Vídeo: Reprodução X