Polícia apreende tirzepatida e cabelo escondidos com passageiras de ônibus

Polícia apreende tirzepatida e cabelo escondidos com passageiras paraguaias no Paraná — Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã deste domingo (25), ampolas do medicamento tirzepatida e maços de fios de cabelo durante fiscalização em um ônibus de turismo em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná.

De acordo com a PRF, a abordagem ocorreu no km 715 da BR-277. Durante a inspeção no compartimento de bagagens, os policiais localizaram malas pertencentes a quatro passageiras de origem paraguaia, residentes em São Paulo, contendo grande quantidade de cabelos estrangeiros, que, segundo elas, teriam sido comprados em Foz do Iguaçu com destino à capital paulista, onde seriam comercializados.

Em outra mala, os agentes encontraram oito ampolas do medicamento tirzepatida, escondidas dentro de rolos de adesivos infantis. A tirzepatida, conhecida pelo nome comercial Mounjaro, é indicada para o tratamento da obesidade e do diabetes, atuando no controle da glicose e na regulação da fome.

As passageiras e os produtos foram encaminhados à Receita Federal, que vai adotar os procedimentos legais cabíveis. A PRF não divulgou a marca das ampolas apreendidas.

A apreensão ocorre poucos dias depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibir a venda de tirzepatida de duas marcas específicas, Synedica e TG, conhecidas popularmente como as “canetas do Paraguai”. A medida, publicada na quarta-feira (21), determina a apreensão, além da proibição de fabricação, importação, distribuição, propaganda e uso dos medicamentos.

O caso ganha ainda mais relevância diante de uma situação grave registrada em Belo Horizonte. Uma mulher de 42 anos está internada desde dezembro com complicações após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal, vendida como tirzepatida, sem prescrição médica. Durante o tratamento, ela foi diagnosticada com Síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma doença rara que afeta os nervos e pode levar a paralisia.

Com informações do G1PR/PRF

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.