Homem é preso por descaminho com carga de eletrônicos avaliada em R$ 1 milhão no Paraná

O suspeito foi encaminhado à Polícia Federal de Ponta Grossa (Foto: Reprodução)

Um homem foi preso por suspeita de descaminho na tarde de terça-feira (27), por volta das 18h, durante uma abordagem policial no pátio de um restaurante às margens da BR-376, no município de Ortigueira, nos Campos Gerais do Paraná.

De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu enquanto a equipe se deslocava para uma operação e decidiu realizar uma fiscalização em veículos estacionados no local. Um caminhão chamou a atenção dos policiais por apresentar características semelhantes a outro veículo citado em informações relacionadas ao transporte de mercadorias ilícitas.

O motorista foi abordado ainda dentro da cabine. Em consulta, os policiais constataram que ele possuía habilitação regular e que o caminhão não apresentava pendências administrativas. Em uma primeira vistoria no compartimento de carga, foram encontradas apenas mercadorias de origem lícita.

No entanto, durante a conversa com a equipe, o condutor apresentou versões contraditórias ao responder aos questionamentos, o que levantou suspeitas. Diante disso, foi solicitado apoio do Canil do 26º Batalhão da Polícia Militar. O cão farejador realizou buscas no veículo, mas não localizou materiais ilícitos inicialmente.

Mesmo assim, os policiais decidiram realizar uma vistoria mais detalhada e, durante a inspeção, encontraram uma grande quantidade de mercadorias estrangeiras sem o devido desembaraço aduaneiro. Diante da constatação, o motorista recebeu voz de prisão.

O suspeito foi encaminhado à Polícia Federal de Ponta Grossa. O caminhão e toda a carga apreendida foram entregues à Receita Federal do mesmo município.

Ao todo, foram apreendidos 456 aparelhos celulares, 1.006 processadores Intel Core i3 e 320 memórias RAM. O prejuízo estimado ao crime é de aproximadamente R$ 1 milhão.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.