O que se sabe sobre chacina que deixou 9 mortos em escola no Canadá

O tiroteio em escola de Tumbler Ridge, nessa terça-feira (10/2), deixou 9 mortos, incluindo a autora, identificada como Jesse Van Rootselaar (Reprodução Redes Sociais)

Na última terça-feira (10/2), uma chacina deixou nove mortos, incluindo a suspeita, e outras 25 feridos em uma escola em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica. no Canadá. Duas pessoas também foram encontradas sem vida em uma residência, identificadas como mãe e meio-irmão da jovem apontada como autora do ataque. Veja o que se sabe sobre o ataque.

Sobre a atiradora

As autoridades informaram que a suspeita foi identificada como Jesse Van Rootselaar, uma jovem de 18 anos. Após o ataque, ela aparentemente tirou a própria vida.

Antes de atacar a escola, Jesse matou a mãe e o meio-irmão na casa da família.

Segundo Dwayne McDonald, comissário‑adjunto da polícia canadense, a atiradora começou uma transição de gênero há cerca de seis anos e “se identificava socialmente e em público como mulher”.

“Ainda não temos nenhuma ideia do motivo”, declarou o policial. A polícia “esteve em sua residência diversas vezes nos últimos anos, devido a problemas de saúde mental”, acrescentou.

Duas armas de fogo, uma espingarda e uma pistola modificada, foram recuperadas pelos policiais que atenderam à ocorrência. Nenhuma das armas estava no nome da garota, cuja licença de porte de armas expirou em 2024.

O que se sabe até agora:

  • O caso ocorreu por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), nessa terça, na Tumbler Ridge Secondary School, que atende cerca de 160 alunos.
  • A escola fica em uma cidade com cerca de 2,5 mil habitantes, na Colúmbia Britânica. Uma residência próxima do colégio também foi alvo do ataque.
  • Nove pessoas foram mortas no tiroteio. A suspeita do ataque também foi encontrada morta, e, segundo a polícia, ela tirou a própria vida.
  • Seis pessoas foram achadas mortas dentro da escola. Uma pessoa morreu a caminho do hospital. Outras duas pessoas foram encontradas dentro de uma residência próxima à escola.
  • O corpo da atiradora também foi achado na instituição de ensino.
  • Mais de 25 pessoas ficaram feridas no tiroteio, incluindo duas que foram levadas de helicóptero para o hospital com ferimentos graves.

Sobre as vítimas

A polícia esclareceu, nessa quarta-feira (11/2), que ao todo foram nove mortos número — e não de dez, como havia sido divulgado anteriormente. A informação inicial era de que uma das crianças feridas, uma menina de 12 anos, com ferimentos graves, havia falecido em decorrência dos ferimentos. No entanto, foi confirmado em seguida que ela segue em estado grave.

A menina de 12 anos, identificada como Maya Gebalaatingida na cabeça e no pescoço, está em estado crítico no hospital infantil de Vancouver. A mãe da garota, Cia Later, atualizou o estado de saúde da filha, por meio de uma postagem no facebook, e afirmou que os danos cerebrais são graves e ela precisa de um “milagre”.

Além de Maya, uma jovem de 19 anos, não identificada, também permanece em estado grave.

Entre as vítimas fatais da escola, estão uma professora de 39 anos, três alunas de 12 anos e dois alunos, de 12 e 13 anos. Outras duas vítimas, uma mulher de 39 anos, identificada como Jennifer Strange, e um menino de 11 anos, foram encontrados mortas em uma residência próxima. De acordo com as investigações, se tratavam se mãe e meio-irmão de Jesse.

Escola segue fechada

Pelas redes sociais, as escolas Primária e Secundária de Tumbler Ridge informaram que vão ficar fechadas pelo resto da semana. “O distrito está trabalhando para disponibilizar apoio e, assim que tivermos os locais onde esse apoio estará disponível, divulgaremos essas informações nas redes sociais.”

Também em comunicado, o Distrito de Tumbler Ridge afirmou que sua comunidade vivenciou um “incidente profundamente perturbador”.

“Os eventos devastadores de hoje estão causando grande comoção na comunidade e em toda a província. Meus pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e toda a comunidade de Tumbler Ridge”, afirmou Nina Krieger, ministra da Segurança Pública e procuradora-geral da Colúmbia Britânica, pelas redes sociais.

Com informações do Metrópoles

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.