Justiça Eleitoral do Paraná abre inscrições para mesários voluntários nas Eleições 2026

A Justiça Eleitoral do Paraná iniciou a campanha de incentivo à participação de eleitores como mesários voluntários nas Eleições Gerais de 2026. O mesário exerce um papel fundamental no processo eleitoral, sendo o elo entre a Justiça Eleitoral e o cidadão, contribuindo para a organização, transparência e segurança da votação.

Além da participação cívica, a função garante uma série de benefícios previstos em lei. Entre eles está o direito a dois dias de folga remunerada para cada dia trabalhado nas eleições e também para cada dia de treinamento, sem prejuízo do salário. Os voluntários também recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 65 por turno de trabalho.

Outro benefício é a vantagem em concursos públicos, podendo servir como critério de desempate quando previsto em edital. Estudantes universitários também podem utilizar as horas de serviço e treinamento como atividades complementares, por meio do projeto Universidade Amiga, em instituições conveniadas com a Justiça Eleitoral do Paraná.

Além disso, uma lei estadual garante aos mesários o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos no Paraná por dois anos após a eleição.

Para se voluntariar, é necessário ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. A inscrição pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ou diretamente no Cartório Eleitoral, que funciona das 12h às 18h.

Segundo a Justiça Eleitoral, o cadastro garante prioridade na convocação, conforme a disponibilidade de vagas em cada seção eleitoral.

As Eleições Gerais de 2026 estão marcadas para o dia 4 de outubro, quando os brasileiros vão eleger presidente e vice-presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Caso haja segundo turno, ele será realizado no dia 25 de outubro.

Da Redação 98FM

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.