Uma importante mobilização liderada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA) busca trazer um campus avançado do Instituto Federal do Paraná (IFPR) para o município. Em reunião realizada na sede da ACIA, representantes da Reitoria do IFPR, lideranças empresariais e políticas definiram os primeiros passos práticos: a criação de um Centro de Referência e de um comitê técnico para mapear os cursos mais adequados à economia local.
O movimento conta com o apoio estratégico do deputado federal Beto Preto, que destacou o papel da educação profissional na competitividade regional. Segundo Wanderlei Faganello, presidente do Conecta e do Conselho Deliberativo da ACIA, o objetivo é aproveitar o processo de expansão do instituto para formar jovens talentos que permaneçam na cidade, gerando inovação em setores como TI, Confecção, Agro e Eletrometalmecânica.
O reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana, elogiou a maturidade do ecossistema de inovação de Apucarana. A proposta é que o IFPR complemente a rede educacional já existente na cidade, oferecendo cursos técnicos gratuitos, graduação e pós-graduação pautados pela excelência.
Da Redação 98FM