Adolescente morre após contrair meningite bacteriana em Campo Mourão

Nathalia Ferreira Hernando, de 15 anos, morreu na madrugada de terça-feira (26), em Campo Mourão, no noroeste do Paraná, após adquirir meningite bacteriana.

A estudante do ensino médio estava internada desde o dia 22 de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa, e teve morte cerebral durante a madrugada.

PROFESSORES E COLEGAS RECEBEM TRATAMENTO

Em coletiva de imprensa, a irmã Lucia Pantarolo Ferreira, diretora administrativa do Colégio Vicentino Santa Cruz, disse que os professores e colegas de turma da aluna foram submetidos ao tratamento com antibióticos – apenas os alunos autorizados pelos pais. Segundo ela, a instituição entrou em contato com os órgãos competentes assim que soube do caso.

O QUE É A MENINGITE

A meningite é uma doença causada por bactéria, vírus ou fungos que pode levar à morte em poucas horas. A doença é um processo inflamatório das meninges, ou seja, das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Entre os principais sintomas da doença estão febre, calafrios, alterações mentais, náusea, vômitos, sensibilidade à luz, dor de cabeça forte, pescoço rígido, erupções, manchas vermelhas, perda de consciência, respiração acelerada, entre outras.

COMO A MENINGITE É CONTRAÍDA

A meningite bacteriana é contraída de pessoa para pessoa por meio de bactérias que podem ser encontradas facilmente no meio ambiente. Além disso, também pode ser adquirida por meio de secreções que saem das vias respiratórias e da saliva.

PREVENÇÃO

Para se prevenir da meningite bacteriana é importante se imunizar. Bebês devem tomar duas doses da vacina no primeiro ano de vida, e um reforço entre 12 e 15 meses.

Fonte: Ric Mais | Foto em destaque: Reprodução/Arquivo Pessoal

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE