Na tarde desta quinta-feira (23), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana, junto com representantes da Fiscalização e Meio Ambiente do município, confirmaram denúncias e flagraram dois tipos de descarte irregular de restos de confecçção e sucatas de linhas de serigrafia.
O flagrante de crime ambiental aconteceu às margens do asfalto em terrenos do loteamento Jardim Texas. O responsável foi identificado a partir do material verificado pelas equipes no local, deve responder na justiça além de promover a remoção e destinação dos resíduos. “As equipes da Guarda Civil Municipal, estavam em patrulhamento pelo Jardim Texas, que é um local já visado pela prática irregular, então foram notados dois montes de descartes em áreas diferentes”, explica o comandante da GCM, Pablo Apo Rocha.
Segundo ele uma parte do lixo foi jogada no começo do loteamento e um pouco mais abaixo, p´roximo da mata. Nesse momento, os agentes pediram apoio e identificaram a origem do material. “Nós vasculhamos o material e identificamos são telas de serigrafia, aproximadamente 200 telas descartadas no terreno.”, disse. Com isso, uma nota fiscal também foi encontrada com provável suspeito identificado e outros departamentos da prefeitura foram em apoio à situação, como a Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e a Fiscalização.
“As equipes foram até a empresa que constava no endereço do documento em meio ao lixo, na rua Rio Grande do Sul – Jardim Apucarana e após contato com o proprietário, ele confirmou que pagou para um terceiro dar um destino para esses materiais.”, enfatiza o GCM. O responsável foi autuado e a empresa devidamente notificada pelo município. Os envolvidos se encarregaram de remover os descartes da forma legal conforme a legislação ambiental.