AGOSTO DOURADO Regional de Saúde promove sobre amamentação

AGOSTO DOURADO
Regional de Saúde promove
evento sobre amamentação

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana recebeu nesta quinta-feira (14), no Auditório Araucária, profissionais de saúde das equipes da Atenção Primária em Saúde e profissionais de saúde das Maternidades de toda a região. O evento teve como objetivo comemorar o mês de promoção e incentivo à amamentação, o “Agosto Dourado”.

Conforme destaca a enfermeira obstetra Sabrina Kuniczki, coordenadora da Atenção Materno Infantil da 16ª RS e chefe da Seção de Atenção Primária em Saúde da 16ª RS, o Ministério da Saúde recomenda que o aleitamento seja exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e continue até os dois anos ou mais, em conjunto com a introdução da alimentação saudável.

“As ações de promoção à amamentação devem começar no pré-natal, já o manejo da amamentação tem início na maternidade logo após o parto e, quando a mãe retorna para seu território de origem, é a vez da Atenção Primária em Saúde (APS) entrar em ação, oferecendo suporte para o incentivo e manutenção da amamentação”, explica Sabrina Kuniczki.

O foco do “Agosto Dourado” é a qualificação das ações de saúde dos profissionais ligados diretamente a esta área. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente até o sexto mês. E, no Brasil, esse número cai para apenas 9%. “Estes dados mostram o quanto ainda precisamos conscientizar e apoiar as mães nessa jornada”, pontua Sabrina.

No evento foram abordados temas relevantes para promoção da amamentação, com palestrantes reconhecidos nas áreas em que atuam e que contribuem de forma significativa para o aprendizado, na celebração do Agosto Dourado, dedicado a promover e apoiar a amamentação.

Entre as palestras ministradas destacam-se “Apoio à Amamentação: Orientações Práticas para profissionais de saúde”; “Manejo da Amamentação em Situações Especiais”; “Atualizações da Manobra de Desengasgo para Neonatos e Ccrianças”; e “Promoção da Amamentação no Pré-natal, Puerpério e Puericultura”.

O diretor da 16ª RS, Lucas Leugi, enalteceu a presença de profissionais de saúde de toda a região. “Ações como estas qualificam os profissionais de saúde e fortalecem a rede de apoio às mães, oferecendo informação e acolhimento para que elas se sintam mais seguras e confortáveis durante a amamentalção”, avalia Leugi.

O Agosto Dourado foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2017, que simboliza – com a cor dourada -, o padrão ouro de qualidade do leite humano, o alimento mais completo para o bebê, oferecendo todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.

A mobilização está ligada à Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovida pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, e tem como propósito conscientizar, combater a desinformação e oferecer apoio às mães durante a jornada da amamentação. O tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2025 é “Priorizemos a amamentação, construindo sistemas de apoio sustentáveis”.

A iniciativa destaca os papéis dos profissionais de saúde, no apoio à amamentação para criar um ambiente sustentável. “A amamentação é produzida e entregue sem poluição, embalagem ou desperdício, sendo uma solução sustentável e benéfica para o planeta e para a população”, destaca Sabrina Kuniczki.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE