Ano novo, regras novas: saiba o que muda para se aposentar pelo INSS em 2026

Ano novo chegando e, com ele, novas regras para a aposentadoria!

Desde que a Reforma Previdenciária foi aprovada, em 2019, a regra geral para aposentadoria no país exige idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição, para mulheres, e 65 anos de idade e 20 de contribuição, para os homens.

No entanto, para quem já estava no mercado de trabalho antes da reforma, foram estabelecidas as chamadas regras de transição. E duas dessas regras – o sistema de pontos e a idade mínima progressiva – mudam a cada ano.

Neste ano de 2026, a regra do sistema de pontos, que pontua o trabalhador de acordo com idade e tempo de contribuição ao INSS, exige que a mulher some 93 pontos para se aposentar e o homem, 103.

Esse aumento progressivo vai acontecer até o limite de 100 pontos para as mulheres, em 2033, e 105 pontos para os homens, em 2028. Já a idade mínima, que a cada ano sobe seis meses, passa, em 2026, a ser de 59 anos e 6 meses para elas, e de 64 anos e 6 meses para eles.

Além disso, é exigido tempo mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. Importante lembrar também que seguem válidas outras formas de transição, como a aposentadoria por idade, o pedágio de 50% e o pedágio de 100%. Cada modalidade pode resultar em datas e valores diferentes de benefício, e o trabalhador pode escolher a opção mais vantajosa.

A orientação é que quem está perto de se aposentar faça simulações e acompanhe as mudanças, já que as exigências continuam aumentando ano a ano.

Pela internet, no site e no aplicativo Meu INSS, tem uma calculadora que ajuda a saber quanto tempo falta para a aposentadoria.

A simulação serve como referência é feita com informações que estão na base de dados do INSS.

 

Com Agência Rádio2

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.