Anvisa disponibiliza novos modelos de receituários controlados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que, a partir desta sexta-feira (13), profissionais de saúde e instituições poderão imprimir em gráficas os receituários utilizados para prescrição de medicamentos controlados. A medida foi autorizada por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 1.000/2025 e tem como objetivo reduzir a burocracia e facilitar o acesso da população aos medicamentos.

Antes da mudança, alguns modelos de receituário, como a Notificação de Receita “A”, de cor amarela, eram impressos exclusivamente pela autoridade sanitária local. Com a nova norma, os próprios prescritores e instituições poderão providenciar a impressão, desde que solicitem previamente a numeração oficial junto ao órgão sanitário competente.

A Anvisa reforça que a exigência de impressão em gráficas e a numeração oficial continuam obrigatórias. Além disso, os modelos antigos deixam de ser válidos para novas impressões a partir de agora, mas os receituários emitidos até 12 de fevereiro de 2026 seguem válidos por tempo indeterminado.

A agência também anunciou que, até junho de 2026, será disponibilizada uma ferramenta no Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR) que permitirá a emissão eletrônica das receitas de medicamentos controlados, ampliando a segurança e modernizando o sistema em todo o país.

Acesse os novos modelos de receituários https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/controlados/sncr/modelos-de-receituarios

 

Da Redação 98FM

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.