Entre janeiro e outubro, a Agência do Trabalhador de Apucarana viabilizou a contratação direta de 2.303 profissionais junto aos setores do comércio, indústria e prestação de serviços. O resultado, que confirma o município no “Top 10” do Paraná no ranking da empregabilidade, foi comemorado pelo prefeito Júnior da Femac.
Segundo ele, a produtividade da agência local é a maior em 20 anos. “Ao promovermos levantamento do número de contratações de trabalhadores efetivadas através da intermediação feita pela nossa agência, constatamos que o resultado deste ano já o maior das últimas duas décadas e, mesmo faltando ainda 50 dias para o fim do ano, a empregabilidade em 2023 já supera a de todo o ano passado, que até então era a maior dos últimos anos, com 2.021 contratações ao longo dos 12 meses”, informa o prefeito Júnior da Femac.
O sucesso das atividades locais, avalia o prefeito, tem como ponto de partida estratégias implementadas pela prefeitura, em parceria com a gerência da agência, a partir de 2019. “Planejamento com foco na capacitação do trabalhador e na busca ativa de vagas, que estão contribuindo para manter Apucarana no topo na colocação de pessoas no mercado de trabalho no Paraná. A partir do Programa de Qualificação Profissional Portas Abertas, que passou a oferecer cursos profissionalizantes afinados com a necessidade do mercado de trabalho, os índices de empregabilidade só crescem”, assinala o prefeito.
Júnior cita ainda a sintonia entre poder público municipal e o setor produtivo. “Temos um diálogo constante com os empresários e entidades. Apucarana é o maior polo têxtil do Paraná e, por exemplo, realizamos periodicamente ações em conjunto com o Sivale (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí), além de um comércio forte, onde mantemos parcerias com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) e com o Sindicato do Comércio Varejista (Sivana)”, afirma o prefeito Júnior da Femac.
O secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope, também enalteceu os resultados de empregabilidade já conquistados em 2023. “Não são simplesmente números. Cada uma dessas 2.303 contratações, entre janeiro e outubro, são 2.303 pessoas que, com certeza, estão celebrando ao lado de suas famílias a possibilidade de ter uma renda e uma vida com mais qualidade. E este é um dos focos da gestão do prefeito Júnior da Femac, atender ao ser humano em primeiro lugar”, destaca Estrope.
Com a contratação de colaboradores temporários para o final de ano, o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, observa que certamente a cidade irá atingir um índice de contratação ainda mais histórico. “Nossa equipe trabalha muito todos os dias captando vagas de emprego e encaminhando trabalhadores para entrevistas. Acredito que o emprego e o melhor programa social que podemos desenvolver e isto que temos feito juntamente com o prefeito Júnior da Femac e as empresas da cidade, que geram todas essas oportunidades a nossos trabalhadores”, diz Leiroz. Ele relata que desde o ano de 2021, é desenvolvido o projeto “Agência do Trabalhador Itinerante”.
“Neste ano, por exemplo estivemos na Praça Rui Barbosa, Distrito de Vila Reis, Terminal Urbano, no Residencial Sumatra, fazendo a busca ativa num trabalho em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), entre outros locais. Também promovemos palestras e orientações sobre o primeiro emprego nos colégios, feirão de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade. Todas essas ações, juntamente com o suporte dado pelo prefeito e o desenvolvimento da economia na cidade, certamente somaram para o expressivo resultado deste ano, que é o maior em 20 anos”, considera Leiroz.
- Top 10 – Empregabilidade Paraná
Janeiro a outubro
01 – Curitiba: 11.237
02 – Cascavel: 4.331
03 – Toledo: 4.274
04 – Pato Branco: 3.944
05 – Francisco Beltrão: 3.850
06 – São José dos Pinhais: 3.061
07 – Assis Chateaubriand: 2.921
08 – Marechal Cândido Rondon: 2.881
09 – Cianorte: 2.702
10 – Apucarana: 2.303
PMA