Apucarana prepara horta no sistema de agrofloresta

Apucarana está incluindo mais uma iniciativa no Programa de Hortas Solidárias. Uma área de 3 mil metros quadrados, localizada no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti (fundos da Paróquia Imaculado Coração de Maria), está sendo preparada para o cultivo de uma horta comunitária no sistema de “agrofloresta”.

O prefeito Junior da Femac participou nessa quinta-feira (19/09) do plantio de cerca de 40 mudas de frutíferas nativas, como jaboticaba, cereja, pitanga e araçá. “Nós já temos aqui nesta área uma horta consolidada, que atende mais de 40 famílias e também um trabalho de preservação de uma nascente que fica no local. E, agora, ao lado desta área, damos início a mais esta ação inovadora, que é o cultivo de uma horta no sistema de agrofloresta”, salienta Junior da Femac.

O plantio das mudas foi feito por estudantes do Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, sendo uma iniciativa do Programa de Hortas Solidárias em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

Futuramente, além de sombreamento para os canteiros da horta, as frutíferas também servirão de alimento para pássaros e as pessoas. “No sistema de agrofloresta, o cultivo é consorciado. Entre as linhas com as frutíferas, serão cultivadas hortaliças e um dos benefícios deste sistema é o sombreamento proporcionado, o que é muito importante para deixar o local mais fresco”, pontua Sérgio Bobig, secretário municipal de Meio Ambiente.

Bobig afirma ainda que o plantio também faz alusão ao Dia da Árvore, comemorado neste sábado (21 de setembro). “Neste dia, quando também é comemorado o Dia Mundial da Limpeza, teremos uma ação de limpeza no Parque Jaboti, no período das 15 às 17 horas”, completa Bobig.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE