Inauguração ocorreu nesta sexta-feira, 05, com a presença de autoridades e familiares do homenageado
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), promoveu a inauguração do Sacolão Municipal João Poliseli de Sá nesta sexta-feira, 05.
A secretária da SESAN, Ellen Mendonça, agradeceu a ex-secretária da pasta, Niele Melo, que teve a ideia do Sacolão, e explicou que este “é um equipamento público, de segurança alimentar e nutricional, que tem como objetivo ofertar frutas, verduras e legumes, frescos, variados de qualidade e com preços acessíveis – sendo, em média 35% menor do valor de mercado. Com o objetivo de fortalecer segurança alimentar de toda a população araponguense. Outro objetivo do Sacolão é fortalecer a agricultura familiar, local, aumentando a renda dessas famílias, gerando ainda uma melhoria do comércio local. Os agricultores que fazem parte das duas cooperativas – Cooperativa de Agricultura Familiar de Arapongas (COARA) e a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (COPRAN) – que vão fornecer os produtos para venda aqui na Sacolão. Então, vai sair o produto direto da agricultura para a mesa do horticultor. Sem nenhum tipo de intermediário”, detalhou. “O local foi escolhido estrategicamente por estar ao lado do terminal urbano, facilitando, assim, a vida de quem usa o transporte público, que vai poder fazer as suas compras sem carregar sacolinhas, pesadas, por longas distâncias e ainda sim, vão levar alimentos saudáveis e de qualidade para casa”, ressaltou.
O filho primogênito, João Robson Vicentin Poliseli, agradeceu a homenagem ao pai em nome da família. “Um especial um agradecimento a vocês, pela indicação. A família se sente honrosa e grata a todos. Muito obrigado. E mais uma coisa: o pai morreu com 86 anos. Então, desejamos que esse empreendimento tenha 86 anos a mais”, disse.
A viúva do homenageado, Aparecida Vicentin Poliseli, esteve presente na homenagem e recebeu, das mãos do Prefeito Rafael Cita, o decreto que nomeia o Sacolão e uma flor da ex-secretária da SESAN, Niele Melo.
O superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, ressaltou que “é uma manhã muito feliz para todos nós”, e comentou “a família Poliseli já contribuiu muito e trabalha muito por essa cidade. E o seu João foi um dos vereadores mais dedicados. Foi um homem que defendia a família, defendia o pobre, defendia o trabalhador como nunca. Eu convivi com o João Poliselli e sei como ele trabalhou. Está sendo homenageado pelo trabalho que ele fez nessa cidade”, comentou.
O Prefeito Rafael Cita “esse momento aqui é muito especial porque reflete verdadeiramente o porquê que a Secretaria de Segurança Alimentar foi criada. Não é só para garantir cesta básica. Segurança Alimentar é para tratar da qualidade da alimentação da população araponguense, daqueles que mais precisam e também trazer a agricultura familiar para mais perto da população. Porque é um jogo de ‘ganha-ganha’: o agricultor vende, a população compra o alimento de qualidade com um preço mais acessível. Essa é a principal finalidade da Secretaria. E aqui, estamos vendo isso”, enalteceu. “Vai ser muito importante para que a comunidade venha se abastecer de bons alimentos. É para isso que a gente investe”, frisou Rafael Cita. Ele agradeceu a cada um dos envolvidos no processo. “Sem vocês, nenhum projeto eu consigo se desenvolver. Então, que esse seja um local abençoado. Afinal, nós estamos trazendo o alimento da terra para a população araponguense. Eu não tenho dúvida que vai ser um lugar de muitas bênçãos”, finalizou.
O evento ainda contou com a presença dos vereadores, secretários e servidores municipais, representantes das cooperativas e produtores que abastecem o Sacolão e demais autoridades.
SACOLÃO
O Sacolão Municipal de Arapongas está instalado na área interna do Terminal Urbano Central (na esquina das Ruas Andorinhas e Marabu, no Centro), posição estratégica, a duas quadras da Avenida Arapongas, região central da cidade.
A obra teve início ainda gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, idealizada pela ex-secretária Niele Melo, e entregue na gestão Rafael Cita. O investimento é de R$ 469.161,74, em recursos próprios.
JOÃO POLISELI DE SÁ
Nascido em 24/07/1937 em Cafelândia-SP, filho de Octávio Poliseli e Idalina de Sá. Casado com Aparecida Vicentin Poliseli, com quem teve três filhos: João Robson Vicentin Poliseli, Romualdo Vicentin Poliseli e Solange Poliseli Salvador, e seis netos.
Chegou ao Paraná ainda menino, instalando-se com a família na Zona Rural de Rolândia, com recursos bastante escassos, pois a propriedade ainda era tomada por mata nativa.
Já na adolescência, por decisão do patriarca, mudaram-se para Arapongas em 1951, buscando mais recursos, principalmente formação escolar. A propriedade rural foi mantida, pois era fonte de renda familiar
Filho mais velho da família, ao chegar a Arapongas, foi estudar no Colégio Estadual Cívico Militar Marquês de Caravelas, conhecido na época como Colégio Comercial ou Grupão.
Formou-se em contabilidade.
PROFISSIONAL
Formado como contador, afastou-se da vida rural e teve o primeiro emprego urbano no Banco da Lavoura. Diante do talento administrativo e excelência no trabalho, foi convidado para assumir o setor contábil da Transparaná S/A, permanecendo no cargo de 1961 a 1964, em Paranavaí.
Após esse período, retornou para Arapongas com o objetivo de assumir a gerência de um empreendimento familiar, uma casa de secos e molhados conhecida como Casa Poliseli, que mais tarde viria a evoluir para uma pequena rede de supermercados.
AGRICULTURA FAMILIAR
Com o passar dos anos e os negócios prosperando, João Poliseli funda a COBAR, empresa produtora de picles e conservas vegetais (pepininhos, cebolinhas, couve-de-bruxelas, broto de bambu, dentre outros).
Para abastecer a indústria, foram firmados contratos e parcerias com pequenos produtores da Colônia Esperança, que produziam com exclusividade, entregando em média, dois caminhões dos referidos vegetais semanalmente.
SOCIAL E POLÍTICA
Era uma pessoa bastante ativa, também participava dos clubes sociais de Arapongas, como Rotary Club e Clube Campestre.
No campo político, exerceu o mandato de vereador na 11ª legislatura 01/01/93 a 31/12/96, seno no primeiro biênio como 1º secretário e no segundo biênio como presidente da Câmara. Faleceu em 16/08/2024 em Arapongas.
