A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente nesta segunda-feira, 17, o maior mutirão de atendimentos oftalmológicos para alunos da Rede Municipal – Ensino Fundamental, atendendo todos os alunos do 1º ao 5º ano, incluindo classes especiais e a EJA.
A estimativa é atender mais de 10 mil estudantes. O ato inicial aconteceu na Escola Municipal Alzira Horvatich – disciplina cívico-militar, na região do Conjunto Flamingos. Somente nesta instituição, cerca de 700 alunos devem participar da ação.
O lançamento contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, da secretária da Educação, Zanza Cortez, do secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, presidente da Câmara, vereador Márcio Nickenig, demais vereadores e servidores da Saúde. “É algo grandioso e que marca a atenção com nossa educação. Ampliamos o serviço de oftalmologia nas escolas, que antes era destinado somente para os alunos dos 5º anos e agora chega para todos os estudantes do fundamental”, falou Onofre. A ampliação dos serviços contou com suporte de emendas do deputado federal Felipe Francischini.
ATENDIMENTO
De forma gradativa, as escolas municipais vão receber equipes para a realização de triagens, consultas com especialistas e exames conclusivos. Os alunos com necessidade comprovada receberão os óculos de grau na sequência – adquiridos pelo município. O aluno com necessidade visual fará também a escolha da armação que preferir. O secretário da Saúde, Paludetto Jr, também comemorou a ampliação da iniciativa que alia saúde e educação. “É o maior mutirão de oftalmologia que Arapongas já teve, com garantia de óculos para todos os alunos do 1° ao 5° ano das escolas públicas. E tudo isso sem nenhum custo para os pais ou responsáveis”, garantiu.
A secretária da Educação, Zanza Cortez, também reforçou sobre os passos positivos que o setor tem dado. “Isso se soma a todos os outros investimentos em Educação. Nossos alunos recebem uniformes e materiais completos e, agora, aqueles que necessitam terão óculos de grau gratuitos, fortalecendo o aprendizado e a formação cidadã”, argumentou.