Três terrenos foram disponibilizados nesta semana pela Prefeitura de Arapongas para a construção do Centro de Socioeducação (Cense).
A iniciativa foi tomada, segundo o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), após reunião na última segunda-feira com o secretário da pasta Artagão Júnior, em Curitiba. “Apresentamos o pedido ao secretário, que sinalizou de forma positiva diante da necessidade de Arapongas”, sublinha.
Onofre revela que o próximo passo para que seja dado início à elaboração do projeto já foi tomado. “A Prefeitura já disponibilizou três terrenos para que sejam analisados pelos técnicos da Seju. A visita da equipe técnica, que terá também a presença do próprio secretário, deverá ocorrer ainda neste mês”, diz.
Após a escolha do terreno, a equipe técnica poderá dar início à elaboração do projeto arquitetônico. Os projetos atuais, orçados entre R$ 14 milhões a R$ 16 milhões, são estruturados para atender, no mínimo, 60 adolescentes.
As unidades geralmente contam com espaço para os internos estudarem, além de quadra poliesportiva e campo de futebol, que ajudam na ressocialização.
Na avaliação do prefeito, uma unidade do Cense no município é essencial para a ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei.
“É uma demanda urgente de Arapongas e nós estamos batalhando junto à Seju para conseguir esta unidade. Nós acreditamos que com uma unidade instalada no município, esses adolescentes terão a oportunidade de se ressocializarem. Vai mudar o perfil do município”, acredita.
Ainda, segundo Onofre, o Cense também faz parte da política de segurança do município. “Estamos avançando na área da segurança. A construção de uma unidade socioeducativa para os menores infratores será mais um importante passo”, finalizou.