A partir desta quarta-feira (1º), os bancos e instituições financeiras começaram a disponibilizar uma nova ferramenta dentro dos aplicativos: um botão de contestação no ambiente do Pix. A funcionalidade permite que o próprio cliente conteste transações suspeitas, como fraudes, golpes ou cobranças indevidas, sem precisar falar com atendentes ou ligar para o banco.
Segundo o Banco Central, o objetivo é dar mais agilidade e facilitar a devolução de valores em casos de fraude. “Esse será o canal por meio do qual o usuário deve solicitar a devolução dos valores extraídos por meio de fraude”, explicou o BC. Ao acionar o botão, o sistema envia automaticamente uma notificação às instituições envolvidas e o valor é bloqueado na conta do recebedor, caso ainda haja saldo disponível.
A autoridade monetária reforça que o botão de contestação é exclusivo para situações de fraude, golpe ou coerção. Ele não vale para casos como erros no envio do Pix, arrependimentos, desacordos comerciais ou transferências feitas para pessoas de boa-fé.
Como funciona na prática?
-
O cliente acessa o app do banco e seleciona a opção “contestar Pix” ou “solicitar devolução (MED)”;
-
Segue as instruções e anexa provas, como prints, mensagens e comprovantes;
-
A solicitação é enviada para análise;
-
Se for confirmada, o valor poderá ser devolvido em até 11 dias (em caso de fraude), ou em até 24 horas, quando se trata de falha operacional no Pix automático.
Apesar do avanço, o Banco Central e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) alertam que o novo recurso não substitui os cuidados que cada pessoa deve ter para evitar cair em golpes. “O MED Autoatendimento facilita a participação do usuário na tentativa de devolução dos valores, mas não elimina o risco”, disse Leandro Vilain, CEO da ABBC.
O CEO da PagBrasil, Alex Hoffmann, também destacou que a grande mudança está na padronização do processo. “Antes, nem todos os bancos ofereciam esse canal digital. Agora, com a resolução 493, todos são obrigados a disponibilizar essa funcionalidade, o que aumenta a chance de bloquear e recuperar valores rapidamente”, explicou.
Fonte: G1
Matéria completa: https://g1.globo.com/economia/pix/noticia/2025/10/01/pix-bancos-disponibilizam-a-partir-desta-quarta-opcao-de-autoatendimento-para-contestar-fraudes.ghtml
