Os pais da recém-nascida deixada em um bueiro no bairro Petrolina, em Ibirité, na Grande Belo Horizonte, foram presos nesta sexta-feira (20) por maus-tratos e abandono de incapaz, segundo informou a Polícia Civil. A bebê, de apenas um mês, foi resgatada e precisou ser amamentada por uma policial militar lactante para sobreviver.
Câmeras de segurança registraram o momento em que a criança foi deixada em uma área de mata e, em seguida, colocada sobre uma boca de lobo na rua. O caso ocorreu na manhã de quinta-feira (19).
A Polícia Civil informou que os pais, ambos de 22 anos, foram conduzidos à delegacia, ouvidos pela autoridade policial e tiveram a prisão em flagrante confirmada. A mãe também responderá por abandono de incapaz. “Após os procedimentos de polícia judiciária, eles foram encaminhados ao sistema prisional”, disse a instituição.
O Conselho Tutelar acompanhou todo o caso e a criança recebeu atendimento médico imediatamente. A investigação segue em andamento para esclarecer todos os detalhes. Os nomes dos pais não foram divulgados.
Resgate e amamentação emergencial

A bebê apresentava sinais de desidratação e risco à vida. Por isso, a soldado Helem Valério, recentemente mãe, foi autorizada pelos profissionais de saúde a amamentar a criança — uma prática conhecida como amamentação “cruzada”, embora não seja recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por risco de transmissão de doenças.
“Falou mais alto o instinto materno. Ela mamou, ficou satisfeita e até adormeceu depois. É uma menina maravilhosa, muito linda mesmo”, contou a policial.
Testemunha relata o abandono
Regina Pedron, auxiliar de serviços gerais, passava pelo local e percebeu que a criança estava em perigo. Ela abordou o casal, que acabou entregando a bebê a ela. “Me deu uma tristeza. Eu falei: ‘Não faz isso com a menina, para de brigar, leva ela para casa, cuida dela, tadinha’. Não quiseram, começaram a brigar”, disse.
A criança foi levada a uma unidade básica de saúde, onde foram constatados desidratação, fome, sinais de insolação e suspeita de infecção urinária. Posteriormente, a bebê foi encaminhada a um abrigo, enquanto a investigação sobre o caso continua.
Da Redação 98 FM News / Com informações do G1
