O Bispo Diocesano de Apucarana, Dom Carlos José, anunciou a oficialização do pedido para que a Catedral Nossa Senhora de Lourdes seja transformada em Básilica Menor de Nossa Senhora de Lourdes.
O sacerdote tornou público o pedido durante a missa de ordenação dos novos diáconos da Diocese de Apucarana, no último dia 5.
“Pedimos que no ano de 2025 a nossa amada catedral, uma das mais belas do Paraná, possa receber o título magnífico e tão importante de Básilica Menor de Nossa Senhora de Lourdes aqui na cidade de Apucarana”, disse o bispo.
No ano de 2025 a Diocese de Apucarana completa 60 anos de instalação. A expectativa é de que durante as comemorações, possa-se celebrar a implantação da básilica.
DIFERENÇAS ENTRE CATDRAL E BASÍLICA
As Catedrais Diocesanas e as Basílicas Menores, marcos arquitetônicos da fé católica, desempenham papéis distintos dentro da estrutura religiosa. A Catedral Diocesana é o centro da administração eclesiástica de uma diocese, liderada por um bispo. Esta imponente edificação frequentemente assume a forma de um grande templo, refletindo a importância de seu papel como coração espiritual e administrativo da região diocesana.
Por outro lado, as Basílicas Menores, embora também grandiosas em arquitetura, possuem um significado mais cerimonial e honorífico. São igrejas especiais concedidas pelo Papa devido à sua importância histórica, espiritual ou cultural. Uma Basílica Menor recebe este título honorário como reconhecimento do seu papel na promoção da devoção e como centro de peregrinação. A Basílica de São Pedro, no Vaticano, é talvez a mais famosa, mas muitas outras também estão espalhadas pelo mundo, enaltecendo a fé e a riqueza espiritual da comunidade. Portanto, enquanto as Catedrais Diocesanas representam a administração religiosa de uma diocese, as Basílicas Menores simbolizam a importância espiritual e histórica, como centros de veneração e devoção.
Por Louan Brasileiro