O Legislativo apucaranense realizou nesta segunda-feira (04) à noite, a primeira sessão ordinária do semestre com três projetos em pauta e a primeira participação do vereador Dr Odarlone Orente, recém-empossado pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Assim como, foi também a primeira participação do vereador Tiago Cordeiro – eleito ainda a tarde como Secretário da Mesa Executiva da Câmara.
Dois projetos foram apresentados pelo presidente da Casa, vereador Danylo Acioli, sendo o PL – 10 de 2025, que proíbe a contratação de shows, artistas e eventos abertos ao público infanto-juvenil que envolvam, no decorrer da apresentação, expressão de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas. A proposta teve o pedido de vistas feito pelo estreante da sessão. Odarlone pediu tempo para conhecer melhor os detalhes do projeto.
Danylo teve outro projeto retirado de pauta. No caso, o PL pedia informações em tempo real sobre filas em Unidades de Saúde do município, como a UPA e o PAI. O próprio presidente pediu para retirar o projeto, haja vista que o Executivo já deu início ao procedimento apontado pelo vereador.
Adan Lenharo anunciou o repasse de verba parlamentar no valor de R$ 1 milhão, para a área da Saúde de Apucarana. O recurso é advindo do gabinete do Deputado Federal do PL – Filipe Barros – Londrina. A sessão teve a apreciação de projeto dos vereadores Moisés Tavares e Guilherme Livoti. O objetivo da proposta conjunta é implantar cartão para compra de materiais escolares por estudantes da rede municipal. No entanto, houve a retirada de pauta do projeto para que a administração municipal e representantes do setor do comércio local possam colaborar no texto final para nova apresentação.
Agosto Lilás
Eliana Rocha, vice-presidente do Legislativo ressaltou as atividades do mês de agosto. O mês que se inicia, trás a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, organizada pela Procuradoria da Mulher, da Câmara de Vereadores.
A programação oficial será apresentada nesta terça-feira (05), pela vereadora no lançamento do projeto “Parada Segura” – uma iniciativa voltada à proteção e apoio às mulheres, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos transportes coletivos.