Um cachorrinho abandonado juntou-se à caminhada pela paz de 3.700 km de monges budistas, nos EUA, e permanece ao lado deles o tempo todo durante a missão de conscientização.
Em outubro, dezenove monges budistas e o fiel companheiro Aloka partiram de Fort Worth rumo a Washington, a capital dos EUA, para disseminar mensagens de paz, união e a compaixão. Isso, antes de Donald Trump invadir a Venezuela e capturar o presidente Nicolás Maduro e a esposa dele, Cilia Flores, no último sábado (3).
A jornada pretende percorrer 10 estados em 110 dias, terminando na capital do país em fevereiro. No final de dezembro, o grupo já havia chegado a Atlanta.
Foi atropelado, mas persistiu
Durante a árdua jornada, Aloka foi atropelado, ficou doente e os monges o colocaram em um caminhão, para poupar o bichinho e permitir que ele descansasse um pouco. Mas, ele saltou do caminhão e voltou a caminhar com os novos companheiros.
“Ele nos seguiu o tempo todo. Ele é um verdadeiro herói”, disse um dos monges em um vídeo do TikTok, lembrando de todos os obstáculos que Aloka superou. “Ele queria andar. Isso inspira muito.”
“Quando ouvi falar dessa caminhada de 3.700 quilômetros, fiquei impressionada”, disse a representante do Texas, Nicole Collier, ao Star-Telegram . “Ela realmente toca os corações e as mentes das pessoas. Vivemos em uma época em que o ruído muitas vezes abafa o entendimento, onde a divisão pode parecer mais forte do que a união — mas é assim que a comunidade e a solidariedade inter-religiosa se manifestam.”
Ajuda de estranhos
Estranhos têm oferecido uma calorosa recepção ao longo de todo o caminho.
Uma loja da Dairy Queen no Texas deu sorvete aos monges e garantiu que Aloka também recebesse um pouco.
Médicos no Alabama ofereceram consultas gratuitas.
Multidões se reuniram por toda a região do Sun Belt para encontrar os monges, compartilhar refeições e votos de felicidades enquanto a caravana segue para o norte, em direção à capital.
“É uma jornada repleta de desafios, tanto conhecidos quanto imprevistos”, afirma a página oficial da Caminhada pela Paz no Instagram .
“No entanto, com os corações ancorados na serenidade e as mentes firmemente focadas em seu propósito, os monges seguem em frente na caminhada, personificando a paz, a resiliência e a determinação inabalável em seu caminho sagrado rumo à Casa Branca.”
Acompanhar ao vivo
E o adorável e leal amigo de quatro patas continua sendo um companheiro incrível.
“Aloka é um menino muito bom que ajuda a levar a mensagem de paz e harmonia” e que cuida de todos ao mesmo tempo.
Um rastreador ao vivo no Facebook atualiza sobre o progresso da viagem, e o grupo também tem publicado conteúdo frequentemente nas redes sociais.
Se preferir, Aloka, o Cão da Paz, também tem seu próprio Instagram.