Monitoramento semanal realizado pela Autarquia de Saúde da Prefeitura de Apucarana revela que o número de pacientes positivados pelo vírus da Covid-19 vem crescendo gradativamente no município. Boletim emitido nesta terça-feira (24/) pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica trouxe a confirmação de 57 casos, o que corresponde a mais que o dobro do registrado na semana anterior (25 casos). “A incidência da doença tem sido maior entre pessoas com idades entre os 20 e 40 anos. Mas temos um caso de um paciente de 90 anos e de uma criança de um ano de idade”, informa Dr. Emídio Bachiega, secretário municipal da Saúde.
Ele esclarece que o avanço no número de casos de Covid-19 também tem sido percebido em todo o Paraná. Nos 23 dias de outubro, boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 6.421 casos, número mais expressivo desde maio. “O boletim estadual traz ainda o registro de 28 mortes neste mês em todo o Estado”, alerta Bachiega.
Além de um cenário de preocupação entre os gestores públicos e autoridades em Saúde, o atual quadro epidemiológico, frisa o prefeito Júnior da Femac, reforça a necessidade da atualização do esquema vacinal por parte da população. As vacinas contra a Covid-19 estão preconizadas para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Em Apucarana, o imunizante está disponível em todas as 26 unidades básicas de saúde (UBS) com sala de vacina.
O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, de 8 horas às 16h30, sendo que em quatro delas (UBS Antônio Sacchelli, Raul Castilho, Dom Romeu e Jardim Ponta Grossa) o horário é estendido até as 20h30. Luciano Simplício Sobrinho, coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Apucarana, frisa que além da busca pela imunização, a população e profissionais de saúde ainda devem seguir protocolos visando evitar maior disseminação do vírus da Covid-19.