Casos de dengue disparam no Brail em 2024 com aumento de 306%

Em 2023, o Brasil liderou o ranking mundial de diagnósticos de dengue, com cerca de 1,6 milhão de casos. Esse número aumentou drasticamente em 2024, chegando a 6,5 milhões de casos prováveis registrados até outubro, o que representa um aumento de 306%.

Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal têm os maiores números de casos graves ou com sinais de alarme, de acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.

Com a chegada do verão, cuidados adicionais, incluindo a saúde bucal, podem ser cruciais para o diagnóstico e controle da doença.

Em alguns casos, pacientes com dengue grave, antes conhecida como dengue hemorrágica, tendem a apresentar problemas na boca, como sangramento nas gengivas, boca seca e lesões como úlceras e vermelhidão. Essas manifestações estão associadas à redução das plaquetas e ao aumento da permeabilidade vascular, características desse estágio da doença. Ao mesmo tempo, doenças como gengivite e periodontite aumentam as chances de intensificação do processo inflamatório e sobrecarga do sistema imunológico, representando um risco maior para pacientes que já enfrentam sintomas da dengue. Isso significa que, ter a saúde bucal em dia, com um bom acompanhamento de um dentista, se torna um cuidado ainda mais valioso.

Na dengue clássica, como são conhecidos os quadros mais leves, os primeiros sintomas da doença incluem febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga. Nessa fase, a doença pode ser controlada com hidratação intensa e algumas medicações. 

Vale lembrar que ações simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, ajudam no combate à dengue.

Fonte: Central Press

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE