Na manhã desta quinta-feira (17), um ouvinte da 98FM pediu socorro para um cavalo que estava caído à beira da rua Primeiro de Maio, na Vila Apucaraninha, em Apucarana. O animal estava com uma pata ferida. “Tem um cavalo agonizando quase morto já”, relatou o morador. Ele pediu socorro para aliviar a dor do equino. “Será que tem algum órgão que possa terminar de matar e retirar ele de lá…”, lamenta.
Após o contato, a reportagem da emissora acionou às equipes que fazem o resgate de animais abandonados. Eles confirmaram a situação no local junto com a Guarda Civil Municipal. Uma pessoa que se disse dona do cavalo também esteve lá. Um veterinário acompanhou a assistência ao animal que foi medicado. Segundo a GCM, o caso deve ser tratado com “maus tratos a animais” contra o responsável por deixar o cavalo machucado.
“A gente viu o cavalo aqui e demos água. Ele bebeu bastante”, disse uma testemunha quando as equipes chegaram. Apesar do socorro prestado, caso o animal não reaja o suficiente para sobreviver, o procedimento é sacrificar.
Após a primeira intervenção, o animal recebeu soro e ficou em tratamento. A tentativa de salvamento é feito pela empresa que resgata animais de médio e grande porte na cidade. A empresa é autorizada pelo município a realizar o trabalho de resgate e encaminhamento de animais abandonados.