Cecília: A deusa da estrada de Califórnia

ATENÇÃO: Esta história se trata de uma das versões de uma lenda muito conhecida na cidade de Califórnia. A jovem citada no vídeo, Cecília Fernandes, realmente existiu e morreu aos 17 anos. Quanto às aparições e relatos de caminhoneiros, nada foi comprovado, embora muitos tenham relatado.

A história que vamos conhecer hoje se passou em Califórnia. O ano é 1969 e uma jovem de 17 anos, chamada Cecília, que morava em Califórnia com sua família sofre uma decepção amorosa ao descobrir que seu namorado havia saído com outra garota e foi flagrado aos beijos com essa garota no Castelo Eldorado, um ponto onde aos finais de semana o pessoal costumava passear.

Cecília ficou muito triste com a situação e resolveu sair com seus amigos para espairecer um pouco. Eles foram até uma represa no bairro São José, entre Califórnia e Marilândia do Sul. Cecília e seus amigos nadavam e brincavam com uma bóia feita de câmara de ar, quando num dado momento, todos caem na água.

A jovem Cecília foi a única que caiu na represa e não retornou à superfície. Quando conseguiram encontrá-la, a menina estava presa a um galho bem no fundo da represa e já sem vida.

Sua morte causou bastante comoção na cidade. Muitos acreditaram que ela morreu por ter se decepcionado com o namorado, embora mortes por afogamento fossem muito comuns naquela época.

Passados alguns anos, surge um caminhoneiro na cidade que relata uma história muito intrigante. De acordo com o motorista, ele trafegava na BR-376, e ao passar próximo ao São José, uma mulher estava pedindo carona e ele acabou parando.

A moça pede para ir até a cidade de Califórnia. E é aí que tudo vai ficando mais misterioso. Vamos relatar aqui a versão que mais ouvimos enquanto caminhávamos pelas ruas de Califórnia.

Ao chegar em Califórnia, a moça teria pedido para ir até o cemitério da cidade. Ela entra no cemitério, e o homem resolve ir atrás dela. Ele a vê diante de uma sepultura e resolve ir andando até ela. Quando se aproxima do túmulo, a mulher desaparece.

A surpresa vem quando o homem olha para a lápide da sepultura. Na foto de quem estava sepultado ali, estava justamente a mesma mulher que ele havia acabado de dar carona.

O homem assustado sai pela cidade buscando informações sobre a mulher. Ele encontra, inclusive a família da jovem. Mas a mulher misteriosa que ele havia dado carona nunca mais foi vista.

Em seguida, o homem descobriu que um grave acidente havia acontecido mais adiante, na rodovia, e que possivelmente, se ele não tivesse dado carona para a tal mulher, ele teria sido uma das vítimas desse acidente.

Muitas pessoas acreditam que Cecília aparece para livrar os motoristas dos males que podem acometê-los na Rodovia do Café.

Por fim, lembramos que os relatos aqui nesta reportagem tratam apenas de uma das versões desta lenda que colhemos durante uma imersão na cidade de Califórnia, no dia 18 de agosto de 2023.

Reportagem: Louan Brasileiro
Foto e vídeo: Luciano Ross

OUÇA AO VIVO
BAIXE EM SEU CELULAR
PUBLICIDADE