Cirurgia bariátrica minimamente invasiva é novo procedimento do “Providência”

O Hospital da Providência conta com uma equipe especializada em cirurgia bariátrica por videolaroscopia, um procedimento minimamente invasivo e de rápida recuperação. O método é apontado pela Sociedadade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) como uma das maiores evoluções tecnológicas da medicina.  A cirurgia bariátrica é mais conhecida como “redução do estômago” e indicada para tratamento de obesidade.

Com uma equipe multidisciplinar formada por cirurgião, psicólogo, nutricionista, orientadora educacional e a fisioterapeuta o paciente conta com todo o apoio necessário antes e depois cirurgia. “Oferecemos um tratamento de qualidade e efetivo para Apucarana e região, não é só operar, nós tratamos o paciente prestando todo o acompanhamento necessário”, afirma médico cirurgião especialista em videolaparoscopia avançada do Hospital da Providência, Dr. Nicolas Gonçalves Lamas, pós-graduado pelo Centro Hospitalar Universitário de Montpellier, centro de referência em videolaparoscopia na França.

A técnica cirúrgica é realizada por meio de cinco incisões milimétricas no abdômen por onde se introduz pinças e câmera de vídeo adaptados para operar. “Trabalhamos com auxílio de um vídeo que é gerado pela câmera enquanto as nossas mãos permanecem fora das cavidades. Com esse método o paciente tem menos dor no pós-operatório e retorna as suas atividades mais rapidamente”, explica o cirurgião.

Segundo o médico, a cirurgia por vídeo reduziu os riscos e acelerou a recuperação dos pacientes em relação ao procedimento tradicional. “Hoje a viodeolaroscopia acabou com o medo da cirurgia bariátrica por se tratar de uma cirurgia minimamente invasiva. Com esse procedimento a recuperação é mais rápida, podendo o paciente ter alta em até 48 horas após o procedimento. Na cirurgia aberta esse período pode chegar a até sete dias dependendo da evolução do paciente”, destaca omédico.

Quem pode realizar a cirurgia?

De acordo com o especialista, podem realizar a cirurgia bariátrica os pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40 e IMC entre 35 a 40 que apresentem comorbidades, tais como hipertensão arterial, diabetes, doenças nas articulações e colesterol elevado que estejam sem condições de tratamento através de medicações e pacientes com IMC entre 30 e 35 que possuem diabetes tipo 2, que tenham um controle endocrinológico seguido por mais de 2 anos. “Hoje a cirurgia bariátrica é a única modalidade de tratamento que oferece a oportunidade de cura para a obesidade, em todos os casos realizamos uma avaliação  pormenorizada de cada paciente”, explica.

 No Hospital da Providência, através da videolaracopia é possível a realização de dois procedimentos para a cirurgia bariátrica, ou como é comumente chamada cirurgia de redução de estômago. “Pelo método Bypass Gástrico diminuímos o estômago e grampeamos ao intestino fino, criando um desvio que fará com que o  paciente coma e absorva menos o que comeu”, explica.

Com a Gastrectomia Sleeve o estômago é transformado em tubo fino fazendo com que o paciente tenha menos absorção do alimento e diminuição na produção dos hormônios Leptina e Grelina que estão ligados diretamente a obesidade. “Esse procedimento é tão efetivo quanto ao Bypass, com uma vantagem, com menos risco de complicação, porque não tem emenda entre o estômago e o intestino fino”, finaliza.

OUÇA AO VIVO
BAIXE EM SEU CELULAR
PUBLICIDADE