O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) realizou nessa sexta-feira (23/08) solenidade para marcar o Dia do Soldado. A atividade, que celebra o nascimento do Duque de Caxias, Patrono do Exército, contou com as presenças do tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, comandante do 30º BIMec, e do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, entre outras autoridades.
Além do compromisso à bandeira nacional feito pelos soldados que ingressaram no serviço militar em março deste ano, houve ainda condecorações a militares e desfile da tropa e de viaturas. “Foi um momento emocionante, que contou com a presença dos soldados incorporados neste ano e que fizeram o juramento em defesa da pátria. Temos muito orgulho de sediar em Apucarana o 30º BIMec, vendo a história de Apucarana entrelaçada com a história do batalhão”, frisa Junior da Femac, que destacou a presença na cerimônia dos alunos da Guarda Civil Municipal de Apucarana, que estão na etapa final da Escola de Formação.
O tenente-coronel Figueiredo fez a leitura da mensagem alusiva ao dia, escrita pelo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. O comandante do 30º BIMec reiterou que essa é uma data marcante para o Exército. “É uma data em que a gente comemora o nascimento do Patrono do Exército, o Duque de Caxias, também sendo o dia em que a gente testemunha o juramento dos soldados que ingressaram neste ano. É um momento muito importante na vida destes jovens e a gente fica muito feliz de estar à frente deste batalhão, que é tão especial e importante para o Norte do Paraná”, ressalta Figueiredo.
Na solenidade, diversos militares foram condecorados com as medalhas de ouro, prata e bronze, do mérito blindado, do pacificador e do corpo de tropa de bronze. Além do desfile em continência à bandeira nacional, a tropa também entoou as canções Fibra de Herói e da Infantaria, além de fazer a oração do combatente mecanizado.
O Dia do Solado é tradicionalmente comemorado no Brasil em 25 de agosto e tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. Foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.
Denominado de “O Pacificador do Império”, Duque de Caxias esteve presente em muitos conflitos em diferentes regiões do Brasil, atuando na pacificação de várias revoltas. Por sua liderança e competência, foi agraciado com o título de Duque de Caxias, em março de 1869.