Neste domingo (01), o Colégio Municipal João Antonio Braga Côrtez, na Rua Diva Nadir – Vila Formosa, estará reebendo os eleitores de Apucarana, para escolha de cinco conselheiros tutelares. Ao todo, são onze candidatos na disputa pelas vagas do próximo mandato que inicia no ano que vem. A votação acontece das 08 às 17h, com a utilização das urnas eletrônicas, usadas nas eleições gerais do Brasil.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), recomendou que os municípios disponibilizem transporte público gratuito para a eleição dos novos conselheiros tutelares. A recomendação, enviada nesta terça-feira (26) a todas as prefeituras do país, solicita também que o serviço seja mantido em níveis normais, assim como dos dias de semana, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores, na data do pleito.
- Saiba quem são os candidatos, dispostos na lista por ordem numérica:
–
Pablo Mateus: 243
Marilene Silva do Nascimento: 375
Camila Nunes: 385
Bruna Carolina de Melo: 491
Fabio Lucas de Barros: 496
Maria Luzinete do Nascimento Pereira: 602
Alexandre Machado: 647
Luci Aparecida Fernandes da Silva: 783
Andre Reis Avelar: 807
Juliane de Lima: 834
Sonia Mara de Araujo: 914
–
- No Paraná, são 423 Conselhos Tutelares, distribuídos nos 399 municípios.
No domingo, dia 1º de outubro, haverá eleições nacionais para a definição de novos conselheiros tutelares que assumem os cargos para a gestão 2024-2027 em todo o país. São pessoas da comunidade que se propõem a atuar na defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes e que são escolhidas para a função por meio de voto. O que muita gente não sabe, é que todos os eleitores em dia com a Justiça Eleitoral podem participar desse processo e votar.
A eleição é realizada em todos os Municípios e organizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente do Paraná. Para votar, basta comparecer ao local de votação indicado na cidade em que é eleitor e apresentar um documento de identificação com foto e o título de eleitor. A relação de candidatos e dos locais de votação deve ser informada pelas gestões municipais, pelos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente em cada cidade.
A campanha eleitoral está em andamento e no dia da votação – 1º de outubro – valem as mesmas regras das eleições para cargos políticos em geral: proibição de boca de urna, de compra de votos, de derrame de santinhos, entre outros ilícitos. O Ministério Público do Paraná acompanha o processo eleitoral por meio das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente distribuídas em todas as comarcas do estado, atuando na fiscalização das eleições.