Em 2013, após participar da Prova Pedestre 28 de Janeiro, o apucaranense Aparecido Justino Dias, de 53 anos, descobriu a paixão pelas corridas.
Ele conta que aonde vai, seja dentro ou fora do Paraná, leva a bandeira de Apucarana.
No começo e no final das provas ele repete o gesto e se enrola na bandeira do Município. “Normalmente, corro como pipoca, que é o nome que eles dão para quem corre sem o chip”, diz Justino, sem se preocupar com os resultados.
Justino, que é adepto a corridas de longa distância e da marcha atlética, diz que já participou de competições dentro do Paraná e também em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina. “Além de levar a bandeira, também aproveito para divulgar a Prova 28 de Janeiro”, afirma.
O corredor diz que toda vez que encontra o prefeito de Apucarana, Beto Preto, recebe o incentivo para que continue correndo. P
ara custear passagens e estadia, o corredor afirma que conta com a ajuda de alguns empresários de Apucarana. “Ainda não dá para bancar todas as despesas e toda ajuda é sempre bem vinda”, diz Justino.