Moradores do Núcleo Habitacional João Paulo, na zona oeste de Apucarana, enfrentam transtornos devido a uma grande cratera que se abriu na Rua Rio dos Patos, interditando a via. Em resposta às reclamações desta quarta-feira (12), feita diretamente por moradores ouvintes da Rádio 98FM, o engenheiro e Secretário Municipal de Obras, Mateus Franciscon, detalhou a complexidade da situação e as medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura.
De acordo com o secretário, o problema é mais grave do que parece. “A gente está falando de um buraco de 7 metros de profundidade, pelo menos 5 por 5”, explicou Franciscon. A causa do problema foi o colapso de uma antiga tubulação de concreto, que cedeu e provocou a erosão do subsolo. O secretário fez questão de inspecionar pessoalmente o local, inclusive entrando na tubulação, para avaliar a dimensão do estrago.
“É um caso muito grave. A tubulação está condenada e o tráfego de veículos, pedestres e principalmente caminhões poderia ocasionar um acidente muito mais grave”, alertou o secretário.
Ações da prefeitura
A Secretaria de Obras já iniciou os trabalhos na sexta-feira, com a interdição da rua e a elaboração dos projetos para a recuperação da via. Segundo Franciscon, toda a documentação necessária, como orçamentos e memorial executivo, já foi concluída. A prefeitura agora está em fase de cotação com empresas especializadas para a execução da obra.
“Não é uma obra simples”, ressaltou o secretário. “Vou ter que remover toda a tubulação antiga, que acreditamos ter entre 50 e 60 metros, a uma profundidade de 7 metros. Isso envolve a remoção de muita terra, a destinação correta desse material e depois a compactação do solo para a reconstrução do pavimento.”
O secretário também esclareceu que a obra não tem relação com os trabalhos recentes da Copel na região. “A obra que a Copel fez lá estava em uma altura mais alta do que a tubulação, então não há vínculo. O que ocasionou essa erosão no subsolo não foi essa obra da Copel”, afirmou.
O prefeito Rodolfo Mota detalhou as ações tomadas pela administração municipal. Segundo ele, a Rua Rio dos Patos é um importante acesso ao Núcleo João Paulo e, por isso, está recebendo atenção prioritária. “Estamos trabalhando com rapidez para resolver a situação, mas é uma obra complexa e que demanda certo tempo para execução. A equipe técnica conclui nesta semana o projeto de engenharia, e a contratação da empresa responsável deve ocorrer já na próxima semana. Por se tratar de uma intervenção emergencial, o processo será feito por dispensa de licitação, garantindo mais agilidade”, explicou.
Prazos e segurança
Devido à complexidade e à necessidade de contratação de uma empresa terceirizada, a obra não tem um prazo imediato para ser concluída. A prefeitura, no entanto, garante que está agilizando os trâmites burocráticos para iniciar os reparos o mais breve possível.
Enquanto isso, a orientação é que a população evite a área. “A gente pede aí à população e a vocês da imprensa que nos auxiliem em informar a gravidade e evitarem de passar lá, porque de fato é perigoso o colapso e consequentemente um acidente mais grave”, finalizou o secretário.
Rádio 983