Apucarana foi uma das sedes da Governança Cooperativa do CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ (Crea-PR), momento em que os representantes regionais dos colegiados da autarquia se reúnem.As atividades ocorreram no dia 6 de dezembro passado, com a participação do presidente do Conselho, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, estiveram reunidos integrantes do Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER), do Colégio de Inspetores (CDIN) e da Comissão Acadêmica Regional (CAR) do CreaJr-PR. Na ocasião, foi definida a nova representante titular da CAR na Comissão Acadêmica Estadual (CAE), em 2024: Lívia Maria Félix Fontinelli Pires, acadêmica de Engenharia Civil da UTFPR – Campus Apucarana.
O CreaJr-PR é um programa para estudantes e recém-formados dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea, que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, Entidades de Classe e o próprio Crea-PR.
Lívia, que está no oitavo período do curso de Engenharia Civil, conta que tem alguns projetos em mente para gerar maior aproximação entre os membros do CreaJr-PR na região.
“Os planos para essa nova gestão incluem interação entre a CAR nos municípios de Jandaia do Sul, Apucarana, Arapongas e Ivaiporã e espalhar ao máximo a importância do Crea-PR para a sociedade e as universidades”, antecipa a estudante.
Atualmente, o CreaJr-PR da Regional Apucarana conta com 365 membros que representam 11 cursos de graduação em 5 polos de ensino – UTFPR, UFPR, IFPR (Instituto Federal do Paraná) Univale (Faculdades Integradas do Vale do Ivaí) e Pitágoras Unopar Anhanguera. No Paraná, o programa soma 13.202 acadêmicos.
Lívia entrou no programa no início de 2023. A estudante destaca que a participação no CreaJR-PR, além de gerar grande network para os integrantes, ajuda na desenvoltura e faz com que os participantes possam se colocar em posição de liderança. “Espero que possamos aumentar o número de membros participando do CreaJr-PR”.
A partir de janeiro de 2024, quando inicia a gestão da nova representante titular da CAR, a intenção é ampliar a divulgação do programa CreaJr-PR nas instituições de ensino da região que contam com cursos relacionados às Engenharias, à Agronomia e às Geociências.