Duas meninas, de quatro e seis anos, foram internadas no Hospital Cemil, em Umurama, com suspeita de botulismo. As crianças, que são primas e moram em Francisco Alves, foram internadas na noite de sábado (24).
Após o aparecimento dos primeiros sintomas, as crianças foram transferidas para Umuarama, onde foram medicadas com o soro anti-botulínico. De acordo com o hospital, o estado de saúde das meninas é estável e os médicos avaliam se o quadro é realmente botulismo e o que teria causado a contaminação. O resultado deve ficar pronto nos próximos dias.
Familiares das garotas estão sendo ouvidos. Além disso, a informação de que estabelecimentos comerciais de Francisco Alves teriam sido interditados foi desmentida.
Doença
Considerado uma doença grave, o botulismo deve ser tratado imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas que são: paralisia facial, boca seca; visão dupla; queda da pálpebra superior; dificuldade para focar a visão em objetos próximos; náuseas; febre; vômitos; cólicas; diarreia; dificuldade para falar e engolir; fraqueza progressiva dos músculos respiratórios; fraqueza dos músculos das pernas.
O botulismo é causado pelo consumo de alimentos contaminados com a bactéria Clostridium botulinum.