Curta “Inerte ao Raio” marca estreia da ficção científica no cinema independente de Apucarana

Produção local financiada pela Lei Paulo Gustavo será exibida gratuitamente no dia 20 de setembro, na Praça CEU (Foto: Divulgação)

Apucarana vai ganhar os holofotes do cinema independente com a estreia de “Inerte ao Raio”, primeiro curta-metragem de ficção científica da cidade realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. A exibição pública e gratuita acontece no dia 20 de setembro, às 17h, no Auditório da Praça CEU (Av. Central do Paraná, 1420 – Jardim América).

Produzido por artistas locais, o filme acompanha três amigos que, durante uma viagem pelo interior do Vale do Ivaí, passam a captar sinais misteriosos por meio de transmissões de rádio. A ideia original nasceu em 2016, a partir de um argumento do diretor Thiago Luiz em parceria com o roteirista Rafael Alvino, e só se concretizou com o apoio do edital municipal da Lei Paulo Gustavo em 2024.

Mais do que um feito cinematográfico, “Inerte ao Raio” representa um marco para a produção cultural de Apucarana: é o primeiro projeto de ficção científica local com financiamento público federal. O filme valoriza espaços da região, envolve profissionais e talentos da cidade e se conecta à memória afetiva da comunidade.

A obra também teve apoio da UTFPR, por meio do projeto de extensão “Cinemáticas Territoriais”, que permitiu a participação de estudantes em funções técnicas, como assistência de produção e making of.

Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com os realizadores, promovendo uma troca direta entre artistas e espectadores.

Veja o trailer oficial 

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE