E foi assim, por telefone que o Soldado Missaka conseguiu orientar a avó de um bebê de um aninho, que estava sem respirar.
Na segunda-feira 26/05, por volta das 20h30, o telefone dos bombeiros toca, na linha a avó da criança nervosa. O Soldado então colou em prática todo o treinamento e começou orientar a senhora. Pediu calma, e atenção nos procedimentos que iria repassar através do 193, ao mesmo tempo enviou uma ambulância até a casa localizada na Rua Cornélio kloster, no Residencial Interlagos.
“ A avó ligou desesperada dizendo que o neto estava pálido e não respirava, eu perguntei o que tinha acontecido, ela disse que ele estava dormindo e que foi mexer nele e percebeu que ele não respirava, perguntei se ele havia comido algo, ela não soube informar, e então resolvi iniciar os procedimentos de desobstrução das vias aéreas,” relembra o Soldado Missaka.
Na casa, a avó da criança repassava para a mãe do bebê os procedimentos que o Bombeiro falava ao telefone. Missaka contou que em poucos minutos o menino voltou a respirar.
“A avó mesmo me disse ao telefone que a criança voltou a respirar, naquele momento percebi que deu tudo deu certo, e a ambulância chegou bem rápido, em menos de 4 minutos já estava lá,” conta Missaka
Apesar de pouco tempo na corporação, esse é o segundo salvamento por telefone que o Soldado realizada, para ele é muito gratificante saber que mesmo distante da vítima, ele conseguiu ajudar a salvar uma vida.
A repórter Sílvia Vilarinho conversou com o Soldado Missaka, a entrevista completa segue abaixo:
A Tenente Ana Paula informou que de Janeiro até agora, 11 ligações foram feitas para os Bombeiros através dos 193 pedindo socorro por causa de obstruções de vias aéreas em bebês, infelizmente um caso resultou em óbito.
“Isso são as chamadas que entram para o Corpo de Bombeiros, mas a gente sabe que a questão da amamentação em bebês, muitas vezes acontece até mais do que as ligações que entraram para os Bombeiros, se for considerar a nossa população, a quantidade de dias que já tivemos nesses ano, 11 casos podemos considerar um índice relativamente grande,” informa a Tenente Ana Paula.
A Tenente ressalta que em casos de engasgamento, é fundamental que as pessoas mantenham a calma, que liguem para o 193, por que sempre um Bombeiro estará pronto para atender quem precisa.
A Tenente fala melhor sobre o assunto no áudio abaixo, inclusive faz uma orientação em como agir em casa de um engasgamento.
Veja um vídeo explicativo, de como agir quando uma criança engasga.