O ex-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins, Jr da Femac teve seus direitos políticos suspensos por oito anos, pelo Tribunal Eleitoral do Paraná – TRE-PR. A condenação aconteceu nesta segunda-feira (17) por seis votos a um, após os desembargadores acatarem recurso do Ministério Público Eleitoral de Apucarana. Jr foi acusado de abuso de poder econômico após denúncias registradas durante a campanha eleitoral de 2024.
No caso concreto, houve uma reunião em 21 de agosto antes das eleições, nas dependências das Acea com a participação de servidores comissionados, secretários de governo e superintendentes. O encontro foi gravado em vídeos que foram anexados ao processo. Jr da Femac foi absolvido da denúncia em primeira instância no dia 28 de outubro, mas o promotor Gustavo Marinho recorreu ao TRE-PR, confirmando as denúncias com a condenação do ex-prefeito.
A Promotoria de Justiça da Comarca de Apucarana, pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), apontou que o ato foi favorável à campanha do candidato Rodrigo Liévore. Ele e Gentil Pereira, eram os candidatos defendidos na reunião segundo o MP, mas não estavam presentes no ato e ficaram fora da decisão da Justiça Eleitoral.
A redação aguarda uma nota da defesa do ex-prefeito, a respeito da decisão sobre o processo do TRE-PR.