Deputados iranianos queimam bandeira dos EUA

Um grupo de deputados iranianos ateou fogo à bandeira dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (9), na sede do Parlamento do Irã, assim como em um documento que representava o acordo nuclear, em protesto pela decisão do presidente americano, Donald Trump, de se retirar do pacto.

O parlamentar conservador e chefe do comitê nuclear, Moytaba Zolnuri, subiu à tribuna do plenário e, antes de queimar a bandeira americana, gritou o lema revolucionário: “morte aos EUA”.

Outros deputados saudaram com entusiasmo a queima da bandeira e gritaram: “Vocês incendiaram o JCPOA (sigla em inglês do pacto) e nós queimamos a bandeira de vocês”.

Este gesto simbólico acontece no dia seguinte ao anúncio de Trump de que os EUA deixam o acordo assinado em 2015 entre Irã e seis grandes potências e que voltará a impor sanções econômicas contra o Teerã. A decisão foi condenada por seus aliados europeus e elogiada por Israel e Arábia Saudita.

O acordo limita o programa nuclear de Teerã em troca do levantamento de sanções, mas, segundo Trump, é “desastroso” e não cumpre seu objetivo de o Irã não conseguir a bomba atômica.

‘Narcisista e ignorante na política’

Durante a sessão no Parlamento do Irã, o presidente do Parlamento descreveu Trump como um indivíduo “narcisista e ignorante na política”. Ali Larijani se perguntou se “é uma honra desempenhar o papel dos bandidos e ser uma marionete de um grupo de responsáveis sem-vergonhas da região como o regime sionista (Israel)”.

“Trump não tem capacidade mental para lidar com adversidades”, disse Larijani.

Ele relembrou alguns dos “atos estúpidos” protagonizados por Trump. “Esta pessoa um dia na frente dos líderes do mundo na ONU anuncia que vai destruir o líder da Coreia do Norte” e, outro dia, “se esquece totalmente das suas palavras e diz que ele é uma pessoa respeitosa para negociar”, criticou Larijani.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.