Estudantes aprendem sobre a importância do setor de confecções para a história e a economia de Apucarana

A Autarquia Municipal de Educação, em parceria com o Arranjo Produtivo Local de Bonés (APL-Bonés) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Vale do Ivaí (Sivale), deu o pontapé inicial ao projeto “Bonetizando: de Apucarana para o mundo” na manhã desta segunda-feira (18/3). Por meio desta iniciativa, os estudantes das turmas de 3º Ano, das 36 escolas municipais apucaranenses, terão a oportunidade de aprender sobre a importância do setor de confecções para a história e a economia da cidade.

Apucarana recebeu o título de “Capital Nacional do Boné”, através da Lei Federal nº 12.285, de 6 de julho de 2010, por possuir um dos maiores polos de confecção do acessório no país. Conforme dados do Sivale, o município possui atualmente 2.200 empresas que geram 20 mil empregos (diretos e indiretos) e confeccionam aproximadamente quatro milhões de bonés por mês.

“Ao receber o selo de Cidade Educadora no ano passado, Apucarana assumiu o compromisso de promover a educação em todos os campos da sociedade, para além dos muros das escolas. A relação do nosso município com o boné vem desde a década de 1970, quando a primeira fábrica do acessório, a Cottons, foi aberta. Apucarana também foi responsável por transformar o boné de um simples item de proteção para o rosto em um artigo de moda que é usado por todas as pessoas, incluindo atletas, artistas e grandes personalidades. Nós entendemos ser importante ensinar as crianças a valorizar esta história,” disse o prefeito Junior da Femac.

A secretária Marli Fernandes detalhou como será o desenvolvimento do projeto “Bonetizando: de Apucarana para o mundo” na rede municipal de educação. “O ponto de partida será o trabalho em sala de aula, com a investigação dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o setor de confecções. Em um segundo momento, as crianças terão a oportunidade de visitar o Monumento do Boné e uma fábrica da cidade, para conhecer de perto a rotina dos profissionais e o processo de produção. Depois, da união entre teoria e prática, os estudantes ainda participarão de um concurso de desenhos, por meio do qual irão desenvolver uma arte para boné”, afirmou.

“A confecção traz o sustento para um grande número de famílias apucaranenses. Os pais de muitos estudantes da rede municipal atuam no setor. Pensando nisso, o projeto foi criado com a intenção de aproximar as crianças do local de trabalho dos seus pais, mães ou outros parentes, de tal modo que elas aprendam a reconhecer a importância de uma profissão e o esforço dos seus familiares para levar o pão para casa,” acrescentou a presidente do Sivale, Elizabete Ardigo.

“Muito obrigado ao prefeito Junior da Femac e à secretária de educação Marli Fernandes por abraçarem esse projeto com tanto entusiasmo. Por meio dele, as crianças apucaranenses vão aprender a valorizar o percurso da nossa cidade até se tornar a Capital Nacional do Boné,” agradeceu o presidente do APL-Bonés, Jayme Leonel.

Os estudantes da Escola Municipal Fábio Henrique da Silva, do Jardim Marissol, foram os primeiros a participar das visitas do projeto “Bonetizando: de Apucarana para o mundo”. Na tarde de hoje (18/3), além do Monumento do Boné, eles conheceram as instalações da fábrica de bonés personalizados Kyoodai Confecções.

PMA

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE