Evo Morales confirma candidatura à presidência da Bolívia nas próximas eleições

O ex-presidente boliviano Evo Morales surpreendeu a todos ao anunciar que pretende concorrer novamente ao cargo nas eleições de 2025. Morales, que governou o país de 2006 a 2019, disse que sua candidatura é uma resposta ao pedido do povo boliviano, que está insatisfeito com a gestão do atual presidente Luis Arce.

Morales fez o anúncio no domingo (24), durante um programa de rádio transmitido pela internet. Ele afirmou que o governo de Arce está se alinhando com a extrema direita e os setores separatistas, e que tentará impedir sua candidatura por meio de perseguições políticas e judiciais.

“Nas últimas horas vimos como o governo e a extrema direita separatista concordam em se opor a esta candidatura promovida pelo povo. Se a economia está boa, por que você está preocupado com a apresentação de um candidato?”, questionou Morales em suas redes sociais.

O ex-presidente também criticou Arce por oferecer “mordomias” aos líderes de grupos renovadores dentro do Movimento ao Socialismo (MAS), o partido que ambos integram. Morales disse que Arce está tentando se distanciar do projeto político que ele iniciou em 2006, e que tem o apoio da maioria dos bolivianos.

Morales foi o primeiro presidente indígena da Bolívia, e liderou um processo de transformações sociais, econômicas e culturais no país. Ele renunciou em 2019, após uma crise política desencadeada por acusações de fraude eleitoral. Ele se exilou no México e depois na Argentina, até retornar à Bolívia em novembro de 2020, após a vitória de Arce nas urnas.

A candidatura de Morales ainda não foi oficializada pelo MAS, que deve realizar primárias para definir seu representante para 2025. Arce ainda não manifestou sua intenção de disputar a reeleição, mas deve enfrentar a resistência de Morales, que é o presidente do partido.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE