O casal George e Amal Clooney decidiu solicitar nacionalidade francesa, citando entre os motivos riscos de sanções contra Amal nos EUA por seu papel no mandado de prisão de Netanyahu, primeiro ministro de Israel.
A decisão envolve questões legais ligadas a sanções dos EUA contra integrantes do ICC e à atuação de Amal Clooney em comissões internacionais. Em 2024, o ICC foi alvo de ações envolvendo mandados de prisão e sanções subsequentes, o que alimenta o debate sobre mobilidade e permanência dos Clooneys no continente americano. A mudança de residência também é interpretada como medida de proteção para a família, especialmente diante de debates sobre admissibilidade e acesso aos EUA.
O local escolhido é uma propriedade de 170 hectares na Provença, com château do século XVIII, piscina, lago ornamental, jardim de lavanda, campo de boules e oliveiras. A área inclui uma vinícola de 20 hectares, cultivada há 25 anos por um enólogo de renome, que já atendeu celebridades como Brad Pitt e Angelina Jolie.