Incêndios ambientais preocupam Bombeiros

O tempo seco e a baixa umidade do ar vem preocupando os Bombeiros, e também provocando problemas respiratórios principalmente entre crianças e idosos.

A aproximadamente 36 dias sem chuvas incêndios ambientais voltaram a acontecer com frequência em Apucarana e na região. Os casos de fogo no mato aumentaram mais que 100%. Somente no primeiro semestre deste ano 233 queimadas já foram registradas.

“Em todo o ano passo, os Bombeiros atenderam 539 casos de fogo no mato, se no primeiro semestres de 2018 teve essa quantidade bastante grande de incêndios ambientais, fica ai a preocupação para esse restante de ano,” comenta a Tenente Ana Paula.

Com as queimadas vários problemas podem aparecer, como por exemplo a sujeira e alergia que as fuligens causam, além disso, um incêndio ambiental próximo de rodovia pode causar acidentes, pois a fumaça prejudica a visão de motoristas.

“A vegetação está muito seca então o fogo se alastra rápido, não coloque fogo no lixo em quintais, não jogo restos de cigarro aceso. A principal causa de incêndios ambientais ainda está relacionada a atividade humanada, fata reocupação com o próximo e com meio ambiente,” ressalta a Tenente.

Ainda de acordo com a Tenente casos de fogo no mato podem aumentar ainda mais já que historicamente agosto e setembro são os meses com mais registros de incêndios ambientais.

Quem flagrar alguém colocando fogo no mato em Apucarana pode denunciar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 43 – 34230142.  E em casos de incêndio deve-se acionar imediatamente os Bombeiros através do 193. Lembrando que  provocar incêndios em vegetação nativa sem a devida autorização é crime.

A Tenente ainda orienta quem está com dificuldades, sentido desconforto ao respirar por causa do tempo seco. “Algumas dicas são, o uso de vaporizadores, e até mesmo a utilização de métodos antigos, como toalha umedecida e bacia com água.  É fundamental a hidratação principalmente nas crianças e adultos, bebam bastante água, pois assim ajudamos o organismo a encarar melhor essa baixa umidade do ar,” finaliza a Ana Paula.

A Tenente Ana Paula fala melhor sobre o assunto no áudio abaixo:

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.