Após a morte de uma jovem de 30 anos em Apucarana devido ao caso grave de pielonefrite, que é uma inflamação do rim devido a uma infecção bacteriana, muitas mulheres estão preocupadas, e buscam entender melhor o caso.
Pensando em esclarecer algumas dúvidas, a equipe de Jornalismo da 98 FM procurou a Médica Vera Lúcia Lorenzon, que é também Diretora Técnica do Hospital da Providência, para orientar as mulheres.
Segundo a Médica, vários fatores podem colaborar para o desenvolvimento de uma infecção urinária, como por exemplo a má alimentação, higienização das partes íntimas, o uso constante de roupas justas, peças íntimas inadequadas ou pequenas, presença de absorvente tipo OB. “O algodão é o tecido mais adequado para peças íntimas, esse tecido, faz com que a mulher mantenha sua genitália numa temperatura e comodidade adequada. Algumas mulheres também precisam perder o costume de segurar a urina, se sentiu vontade de ir ao banheiro vá,” comenta Vera.
Para a Médica, é preciso realizar esse tipo de orientação para as mulheres, pois a maioria acha que uma infecção urinária é uma coisa simples. Ela conta que em 25 anos de profissão, já viu mulheres evoluírem para um quadro grave ou até mesmo a morte por causa da pielonefrite ou infecção.
“Se perguntar para as mulheres na rua, se elas já tiveram infecção urinária e como trataram, você vai escutar que a maioria tomaram chá, ou compraram remédio que alivia a dor na farmácia. Mas o que elas precisam ter, é a consciência de que sim, esses tratamentos melhoram a dor, mas não tratam a doença. São atitudes que precisam ser revistas, precisamos levar a informação para as mulheres,” ressalta a Médica.
Vera informa que se existe uma infecção, as bactérias conseguem atingir a corrente sanguínea, e por isso se não tratar a tempo, o caso pode se transformar em algo mais grave.
“Sentiu dor para urinar, procure um médico, vá até uma Unidade Básica de Saúde, conte o que está acontecendo, faça um exame. Se essa ardência acontece com frequência, uma infecção de repetição, a mulher precisa de um tratamento. Não é um tratamento complexo, mas é preciso prestar atenção nos sinais que o corpo emiti, pois pode ser algo de errado que está acontecendo,” destaca a Médica.
A Doutora Vera reforça a importância de que se diagnosticado uma infecção no começo é ainda mais fácil de tratar, e que precisamos falar muito em relação aos cuidados da saúde da mulher.
Vera ainda informa que homens também podem sofrer por causa de infecções urinárias, mas que é menos comum.
A repórter Sílvia Vilarinho conversou com a Médica, a entrevista completa segue no áudio abaixo.