No mês de novembro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove entre os dias 6 e 10 um mutirão nos diferentes ramos do Judiciário para estimular a conciliação entre as partes. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) participa do esforço em busca de solucionar os conflitos trabalhistas de forma acordada. Para participar, trabalhadores, representantes legais de empresas e advogados com processos na Justiça Trabalhista do Paraná podem solicitar a inclusão da ação na 18ª edição da Semana Nacional da Conciliação até o dia 27 de outubro pelo seguinte link: https://www.trt9.jus.br/conciliacao/semana.xhtml.
Podem ser incluídas ações trabalhistas em qualquer fase processual com tramitação em primeiro grau quanto em grau de recurso no próprio TRT ou, eventualmente, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Para realizar a inscrição, basta preencher o número do processo. A partir da indicação de uma das partes do interesse em participar do mutirão, a equipe de servidores do TRT-PR irá convidar os demais envolvidos para uma audiência de conciliação. Caso haja concordância, a conversa entre as partes pode ocorrer presencialmente ou de forma virtual e contará com apoio de magistrados e servidores treinados em promover acordos.
O CNJ promove desde 2006 campanhas nacionais em prol da conciliação e envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais de todo o país. Dúvidas sobre a conciliação pode ser esclarecidas diretamente com os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSCs) do TRT-PR.
Acesse o link com o endereço, telefone, jurisdição e juízes coordenadores dos CEJUSCs aqui ou consulte a relação abaixo. Informações podem ser buscadas também diretamente nas Varas do Trabalho em todo o Paraná. Acesse o endereço e o contato das 97 unidades judiciais aqui.