O gato Larry, residente na casa oficial do governo britânico, comemora neste domingo (15/2) 15 anos atuando como o caçador oficial de ratos da residência. A informação é da Associated Press.
Larry vive na famosa casa número 10 do Downing Street, em Londres, e é considerado um funcionário público “contratado” pelo gabinete do Executivo. O felino foi adotado em 2011 com a função de controlar a população de roedores e acabou se tornando o mascote oficial do primeiro-ministro em exercício.
Desde sua chegada, Larry já conviveu com seis primeiros-ministros britânicos e se tornou um fenômeno nas redes sociais, conquistando fãs no mundo todo.
Funções oficiais e momentos icônicos
Segundo o site oficial do governo britânico, entre suas funções estão “receber os convidados da residência, inspecionar as medidas de segurança e testar a qualidade dos móveis antigos para cochilos”.
Um dos momentos mais comentados de Larry aconteceu no final de 2025, quando apareceu durante a visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a Downing Street, enquanto líderes discutiam o fim da guerra na Ucrânia. Nas redes sociais, internautas brincaram que Larry “invadiu” a foto oficial entre os chefes de Estado.
O primeiro-felino de Downing Street segue cumprindo suas funções com charme e se tornou parte simbólica da rotina política britânica.
Da Redação 98 FM News / Com informações do Metrópoles