15A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) concluiu em 19 dias o laudo que aponta as possíveis causas da explosão na empresa Enaex, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A análise técnica indica que a baixa temperatura registrada no dia do acidente (cerca de 3 °C) pode ter contribuído para a detonação acidental de pentolite — explosivo usado na planta industrial — após colisão com equipamentos internos.
O documento foi elaborado por peritos criminais e reúne análises técnicas, simulações de cenários e recomendações de segurança para a indústria. O trabalho utilizou métodos avançados, como o protocolo internacional DVI (para identificação das vítimas) e o método RCA (análise da causa raiz).
O acidente resultou na morte de nove trabalhadores. A Delegacia da Polícia Civil segue com a investigação em andamento e prorrogou o inquérito por mais 30 dias para aprofundar a apuração. O laudo técnico será fundamental para embasar o processo e eventuais responsabilizações.
A operação contou com cerca de 80 profissionais e teve outros avanços em tempo recorde, como a identificação das vítimas em apenas nove dias.
Confira o áudio desta notícia:
Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)
Matéria completa: https://www.parana.pr.gov.br/aen/Noticia/Laudo-da-Policia-Cientifica-direciona-investigacoes-da-explosao-em-Quatro-Barras