Lenda da música mundial Jimmy Cliff morre aos 81 anos

O artista mantinha uma forte conexão com o Brasil, país onde viveu por um período e onde nasceu sua filha, a atriz e cantora Nabiyah Be

O mundo da música despede-se hoje de um de seus maiores ícones. O cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff faleceu nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, aos 81 anos. A informação foi confirmada por sua esposa, Latifa Chambers, através de um comunicado nas redes sociais.

Segundo a nota oficial, o artista sofreu uma convulsão seguida de complicações causadas por uma pneumonia. “É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, fez a sua passagem”, escreveu Latifa, agradecendo ainda o apoio dos fãs, amigos e da equipe médica que acompanhou o cantor.

Nascido James Chambers na Jamaica, Jimmy Cliff foi fundamental para a popularização do reggae em escala global. Sua carreira, que atravessou mais de cinco décadas, foi marcada por sucessos atemporais como “Many Rivers to Cross”, “Rebel in me”, “You Can Get It If You Really Want” e “I Can See Clearly Now”. Além da música, ele brilhou no cinema como protagonista do filme The Harder They Come (1972), cuja trilha sonora é considerada um marco na história do gênero.

O artista mantinha uma forte conexão com o Brasil, país onde viveu por um período e onde nasceu sua filha, a atriz e cantora Nabiyah Be. Cliff deixa também a esposa e os filhos Lilty e Aken.

Vencedor de dois Grammys e membro do Rock and Roll Hall of Fame desde 2010, Jimmy Cliff deixa um legado de resistência, paz e melodias que definiram gerações. O velório e as cerimônias de despedida devem seguir os desejos expressos pelo cantor em vida, conforme informou a família, que pediu privacidade neste momento de luto.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.