“Hoje é dia de celebrar a história, o progresso e o povo que faz de Mauá da Serra um lugar especial para viver!”, abre a nota a prefeitura do município”. Há 35 anos, nascia um município movido pela força do trabalho, pelo espírito acolhedor e pela esperança de dias melhores. Ao longo dessas décadas, crescemos juntos — superando desafios, conquistando sonhos e construindo um futuro com mais oportunidades para todos”, entatiza a publicação.
O prefeito Giva Lopes também deixou sua mensagem. “É uma grande alegria comemorar os 35 anos de Mauá da Serra ao lado de cada cidadão que faz parte dessa história. Nosso compromisso é seguir trabalhando com dedicação para que nosso município continue avançando, com mais qualidade de vida, desenvolvimento e orgulho para todos os mauaenses.”
- À história da cidade
A localidade de Mauá da Serra foi elevada à categoria de distrito pela Lei nº 8416 de 21 de novembro de 1986 e a nível de município através da Lei Estadual nº 9.272, de 24 de maio de 1990 quando foi desmembrada de Marilândia do Sul. A região provém do início dos anos 1950, de uma época em que o norte paranaense foi colonizado seguindo a plantação de café em larga escala. Mauá da Serra foi uma cidade projetada com ruas, avenidas, glebas amplas e rodovias dentro do espaço urbano, pois o projeto fazia parte da estratégia colonizadora desenvolvida naquela época.
- Prefeito em Brasília
O prefeito de Mauá da Serra, Givanildo Lopes, o “Giva”, cumpriu uma intensa agenda em Brasília nesta semana. Ele participou da tradicional Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reúne gestores municipais de todo o país em defesa de mais autonomia e recursos para os municípios.
Durante sua estadia na capital federal, Giva também se reuniu com parlamentares que representam o município no Congresso Nacional. O deputado federal Felipe Francischini anunciou o envio de novos recursos para a cidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local. Outro destaque da agenda foi o encontro com o senador Oriovisto Guimarães, que confirmou a destinação de R\$ 225 mil para a área da saúde de Mauá da Serra — um reforço importante para o atendimento à população.
O prefeito ainda esteve no Palácio do Planalto, onde participou de reuniões com autoridades do governo federal, incluindo a ministra, Gleisi Hoffmann. O objetivo, segundo Giva, é buscar parcerias e fortalecer a união entre os entes federativos em prol do desenvolvimento do município.
“A presença em Brasília é fundamental para que possamos garantir recursos e mostrar as demandas reais de Mauá da Serra”, destacou o prefeito.
Com Repórter do Vale