Milei vence sobre a esquerda argentina

Javier Milei, foi eleito presidente da Argentina nas eleições deste domingo (19). Antes mesmo dos resultados oficiais, o oponente de Milei ligou para ele, reconhecendo a derrota nas urnas. No Brasil, o presidente desejou sucesso ao novo governo – sem citar o nome do ganhador, logo após a ligação do candidato preferido do Planalto, conversar com Milei, aceitando ter perdido as eleições.

O ex-presidente Bolsonaro também parabenizou Milei. “Parabéns ao povo argentino pela vitória com Javier Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul após a população escolher o novo representante. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, expressou o representante da direita no Brasil.

A votação na Argentina começou às 8h com a expectativa do resultado parcial até às 22h, mas quase duas horas antes já se sabia o resultado sem chance de virada pelo perdedor no segundo turno. No sistema eleitoral argentino, a contagem apresentada no dia da votação é provisória, com números baseados nos boletins das seções eleitorais divulgados pela Direção Nacional Eleitoral, do Ministério do Interior.

O resultado oficial, baseado na contagem manual das cédulas, leva até duas semanas para sair. A votação ocorre numa cédula única de papel, onde o eleitor registra as preferências. Pela legislação atual, as primárias argentinas ocorrem em agosto, o primeiro turno em outubro e o segundo turno em novembro. As datas são definidas pela Junta Nacional Eleitoral, órgão equivalente ao Tribunal Superior Eleitoral na Argentina.

Foto: Reprodução

OUÇA AO VIVO
BAIXE EM SEU CELULAR
PUBLICIDADE