O mês de julho foi marcado por muitas doações de sangue. Aproximadamente 30 pessoas que vivem em Marilândia do Sul foram até o hemonúcleo de Apucarana e ajudaram a salvar vidas.
Moradores da cidade, servidores públicos, vereadores, todos doaram sangue neste mês.
“Foram mais de trinta doadores, entre eles tivemos, funcionários da prefeitura que posso sempre contar, sem falar dos nossos vereadores que não medem esforços quando se trata de salvar vidas. Mas quero agradecer principalmente a gestão municipal por apoiar nosso grupo de doadores e comunidade de Marilândia. Vocês são os responsáveis por Marilândia ser o município que mais tem doadores, que mais salvam vidas”, disse a coordenado do grupo e técnica de enfermagem Graziela Ferri Franzin.
Quem tiver interesse em participar do grupo de doadores de Marilândia basta entrar em contato pelo telefone (43) 9 9860-4915.
Requisitos básicos para doação de sangue:
Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
Pesar no mínimo 50 kg.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguarde 2 horas.