Morre aos 84 anos o ex-deputado federal do Paraná Odílio Balbinotti

Odílio em 2014, durante seu último mandato (Foto: Reprodução)

O ex-deputado federal e agropecuarista Odílio Balbinotti morreu na noite desta quarta-feira (4), aos 84 anos, em Rondonópolis (MT). Segundo a família, ele enfrentava a doença de Alzheimer e teve o quadro de saúde agravado recentemente, com falência múltipla de órgãos. O tratamento era feito em casa.

Natural de Gaurama (RS), Balbinotti iniciou a carreira política em Barbosa Ferraz, no centro-oeste do Paraná, onde foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito por dois mandatos. Em 1992, transferiu o domicílio eleitoral para Maringá e concorreu à prefeitura pelo Partido Democrata Cristão (PDC), ficando em segundo lugar em uma disputa com oito candidatos. A campanha ficou marcada pelo estilo popular e pelo apelido “Pé Vermelho”.

Ele foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1994, pelo PDT, e cumpriu mandatos consecutivos até 2015, período em que passou por partidos como PSDB, PTB e MDB. Na Câmara dos Deputados, teve atuação destacada na Comissão de Agricultura, da qual foi vice-presidente, e foi responsável por viabilizar recursos para obras em diversos municípios do Paraná.

Em 2007, chegou a ser cogitado para assumir o Ministério da Agricultura no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas desistiu após o caso ganhar repercussão na imprensa devido a suspeitas envolvendo um empréstimo agrícola. Posteriormente, Balbinotti foi absolvido das acusações.

Além da trajetória política, atuou como empresário da comunicação, com emissoras de rádio em cidades do interior do Paraná, como Sarandi, São João do Ivaí, Barbosa Ferraz e Engenheiro Beltrão. No setor do agronegócio, foi proprietário da Sementes Adriana, empresa que deu origem à Atto Sementes, atualmente uma das líderes nacionais na produção de sementes de soba e milheto, hoje administrada por um de seus filhos.

Odílio Balbinotti recebeu os títulos de cidadão honorário e benemérito de Maringá, Paranavaí e outros municípios paranaenses. Nos últimos anos, residia em Mato Grosso em razão de tratamentos de saúde.

O velório será realizado a partir das 6h30 desta quinta-feira (5), no Cemitério da Vila Aurora, em Rondonópolis. O sepultamento está previsto para as 16h.

Ex-deputado federal por Maringá (na foto, em 2012) faleceu hoje aos 84 anos de idade (Reprodução)

 

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.