Morre médico pioneiro de Apucarana Fahed Daher

A Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) confirmou o falecimento do médico de Apucarana Fahed Daher, aos 96 anos, nesta sexta-feira (17).

Conforme a Aserfa, o velório acontece na Capela Mortuária Central e o sepultamento ocorre às 18h, no Cemitério da Saudade. O médico estava internado no Hospital da Providência, lutando contra uma pneumonia, porém, não resistiu e faleceu nesta madrugada.

No ano passado, o médico foi homenageado pelo Conselho de Medicina.

O médico, poeta e escritor Fahed Daher tinha mais de 65 anos de experiência na medicina, formado pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em oftalmologia e otorrinolaringologia, ele é um dos médicos pioneiros de Apucarana.

A vida do médico é marcada por referências em reconhecimento ao seu trabalho. Em 2003, por ocasião do Dia do Médico, ele recebeu do Conselho de Medicina o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar na passagem do Jubileu de Ouro na atividade. Em 2008, a Câmara de Apucarana conferiu-lhe o diploma de “Mérito em Tarefas Comunitárias”, exaltando a sua trajetória de serviços relevantes à sociedade. Conta ainda com inúmeras outras condecorações e homenagens, além de integrar o Centro de Letras do Paraná (desde 1954), a Academia de Letras de Londrina e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, tendo sido vice-presidente da Sobrames-Paraná (biênio 2010-2012).

Ações e livros

Enquanto presidente da Associação Médica de Apucarana, liderou vários congressos e estudos médicos estaduais e regionais. No Distrito 4710, ele se tornou cofundador do Rotary Club Apucarana Sul, em 1970. Depois, no Rotary Cidade Alta, foi conduzido a governador rotário na gestão 1995/1996. Ainda, enquanto presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, em 1975, encaminhou uma nova sede. Por sua contribuição cultural, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Núcleo Regional de Educação de Apucarana (Seed).

Os livros publicados pelo médico são: “Pureza Pecado Poesia I”, “Pureza Pecado Poesia II”, “Idílios Ideias Ideais”,” Amor Ideal Rebeldia”, “Discurso de formatura, “Poemetos para adolescentes”, “História do Brasil: de Getúlio Vargas a Juscelino Kubitschek”, “Crônicas” e “Tradição e Traição: Histórias da Medicina”, tendo ainda a caminho “Antropologia do amor” e “Contos-poesias-crônicas”.

O médico deixa filhos, netos, bisnetos e um grande legado em Apucarana e todo Paraná.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE